58 anos do primeiro voo do Bell YOH-4, mais tarde Bell 206 Jet Ranger

Por Guilherme Wiltgen

No dia 08 de Dezembro de 1962, o Bell YOH-4, mais conhecido como Bell 206, realizou seu primeiro voo.

O Bell 206 é uma família de helicópteros com rotor principal de duas pás, fabricados pela Bell Helicopter (hoje Bell Flight).

Originalmente desenvolvido como o Bell YOH-4 para o programa United States Army’s Light Observation Helicopter, ele acabou não sendo selecionado pelo exército norte-americano. A Bell redesenhou a estrutura e colocou no mercado se tornando um sucesso comercial como Bell 206A Jet Ranger.

Com o novo design, o helicóptero acabou posteriormente sendo selecionado pelo US Army como o OH-58 Kiowa.

O Bell 206 Jet Ranger na Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil encomendou 18 helicópteros Bell 206 Jet Ranger II, que foram recebidos em 1974, cabendo a eles a responsabilidade de formar os novos Aviadores Navais, sendo destinados ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), substituindo o Hughes 269, conhecido como “Pulga” na Aviação Naval.

O Bell 206 Jet Ranger II destinados ao HI-1 foram designados de IH-6, posteriormente alterado para IH-6A, esses helicópteros eram conhecidos na Aviação Naval como “Piabas”. O modelo Jet Ranger II representou um grande salto na parte prática da instrução de voo para o EsqdHI-1, entre elas, a introdução da noção básica de voo por instrumentos.

Ao IH-6A também serviu no 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) e, em novembro de 1979, três helicópteros formaram o Destacamento Aéreo Embarcado da Flotilha do Amazonas (DAE-FlotAm), um núcleo embrionário que mais tarde se tornaria o 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3), hoje 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (HU-91).

Em 1986, o Jet Ranger foi substituído pelo seu sucessor natural, o Jet Ranger III. Essa nova versão possuía um painel mais moderno e mais indicado para missão de instrução de voo.

A nova versão tinha um motor mais potente e podia ser equipado com um guincho elétrico (Hoist) e um gancho de carga externa (Hook). O IH-6B também podia ser armado com duas metralhadoras coaxiais  de 7,62 mm ou com casulos lança-foguetes Sbat 70.

Ao IH-6B também coube a nobre missão de realizar a instrução de voo das primeiras turmas de pilotos da recriada Aviação do Exército, onde se encontra hoje o N-5044 preservado na Alameda dos Pioneiros, no Comando de Aviação do Exército, como forma de agradecimento aos serviços prestados às Asas da Força Terrestre.

No total, a Marinha do Brasil adquiriu 16 helicópteros Bell 206B Jet Ranger III. Designados IH-6B e carinhosamente chamados de “Garça”, eles continuam formando os Aviadores Navais até os dias atuais.

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