A Águia pousou! Mais dois F-15EX chegam a Base Aérea de Eglin

Os dois mais novos caças da Força Aérea dos EUA (USAF), o F-15EX Eagle II, conhecidos como EX3 e EX4, pousaram em Eglin em 20 de dezembro de 2023.

As novidades elevam o total de F-15EX da USAF para quatro, todos baseados em Eglin. As duas aeronaves pertencem à 96th Test Wing (EX3) and 53rd Wing (EX4), que também possuem os dois caças iniciais.

“O F-15EX superou todos os desafios que lançamos até o momento e a plataforma está prestes a estar pronta para o combate”, disse o Lt. Col. Christopher Wee, Comandante do Operational Flight Program Combined Test Force. “A entrega da nova aeronave abre caminho não apenas para a entrega de aeronaves codificadas de combate à Força Aérea dos EUA, mas também para o desenvolvimento contínuo desta incrível adição ao inventário da USAF”.

Os novos Eagle trazem recursos e capacidades para serem testados que os dois jatos originais não tinham. O monitor de pressão da cabine e sistema de alerta é uma nova adição ao EX3 e EX4, bem como uma antena de Ultra-High Frequency para comunicações via satélite. Os novos Eagles também apresentam uma fuselagem dianteira redesenhada especificamente para a Força Aérea dos EUA.

As plataformas de teste do F-15EX em Eglin irão acelerar o desenvolvimento de capacidades tanto para a própria plataforma quanto para outras aeronaves de combate. “Nossa abordagem de testes integrados, que combina testes de desenvolvimento e operacionais, traz o futuro mais rápido para o combatente”, disse o Brig. Gen. Jeffrey Geraghty, Comandante do 96th Test Wing commander. “Isso garante que a Força Aérea dos EUA continue a fornecer dissuasão e prontidão para combates de alto nível”.

O programa F-15EX em Eglin termina este ano com duas novas aeronaves disponíveis no ar para um 2023 muito movimentado. Em maio, essas duas aeronaves voaram para o Alasca e participaram e apoiaram do Northern Edge 2023. Em junho, o F-15EX executou missões avançadas de integração de armas para garantir que a aeronave e várias munições voassem e se comunicassem entre si de maneira adequada.

Após os sucessos de integração, os F-15EX voaram para Hill AFB, no Utah, para o Combat Hammer, onde a aeronave empregou com sucesso armas ar-solo pela primeira vez. Estes e os esforços ao longo dos últimos dois anos renderam à equipe combinada de teste e avaliação um relatório brilhante do Diretor Operacional de Teste e Avaliação. O relatório do diretor afirmou que o F-15EX é operacionalmente eficaz, adequado e capaz de sobreviver contra ameaças que provavelmente serão encontradas durante o desempenho de suas missões em ambientes ameaçadores. Este relatório permite que o programa passe para uma nova fase de testes. “Estou tremendamente orgulhoso da equipe e de seus esforços para promover o programa F-15EX”, disse Wee. “O F-15EX é o Eagle mais capaz e estamos apenas começando”.

FONTE: USAF

Sair da versão mobile