A NSPA concede contrato à Airbus para apoiar a Frota Multinacional MRTT

LUXEMBURGO – A NSPA (NATO Support and Procurement Agency) concedeu um contrato plurianual à Airbus Defence and Space para fornecer Serviços de Apoio de Acompanhamento à Frota Multinacional MRTT (Multinational MRTT Fleet – MMF) até o final de 2032. Este contrato é um passo fundamental para manter a frota multinacional, que em breve atingirá a capacidade operacional inicial à seis nações aliadas de transporte estratégico, reabastecimento em voo e recursos de evacuação médica.

A Airbus trabalhará em estreita colaboração com a NSPA e a Unidade Multinacional MRTT, gerenciando e liderando todos os aspectos da manutenção da frota e suporte, incluindo suporte de reabastecimento em voo e treinamento de tripulação aérea e terrestre. Isso incluirá a supervisão do desempenho de todos os subcontratados, incluindo Rolls Royce e AirTanker, responsáveis ​​pelo suporte do motor e pela execução da manutenção, respectivamente.

Em 26 de julho de 2022, ocorreu uma cerimônia para a assinatura do contrato na Base Operacional Avançada do MMF em Colônia, reunindo as principais partes interessadas no evento. Representantes da NSPA, da OCCAR (Organisation for Joint Armament Co-operation), da Unidade Multinacional MRTT, da Airbus Defence and Space, da Rolls Royce e da AirTanker, participaram da cerimônia.

Stephan Miegel (Head of Military Air Systems Services, Airbus Defence and Space), Colonel Jurgen van der Biezen (MMU Commander), and Ms Stacy Cummings (NSPA General Manager)

Iniciada pela Agência Europeia de Defesa (EDA) em 2012 e gerenciada pela NSPA, a Frota Multinacional MRTT compreende Alemanha, Holanda, Bélgica, Noruega, Luxemburgo e República Tcheca, que têm os direitos exclusivos de operar a aeronave de propriedade da OTAN. O MMF é um excelente exemplo de cooperação eficaz entre a OTAN e a União Europeia ao fornecer capacidades críticas aos seus membros.

Até o momento, cinco das nove aeronaves encomendadas foram entregues, com duas entregas subsequentes previstas para os próximos dias.

Sair da versão mobile