A Sikorsky e a Darpa colocaram em voo um Black Hawk sem pilotos a bordo para missões de logística e resgate

Yuma Proving Ground, Arizona, 2 de novembro de 2022 – A Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) demonstraram com sucesso ao Exército dos EUA pela primeira vez como um helicóptero Black Hawk sem pilotos voando autonomamente, pode executar missões de reabastecimento de carga interna e externa e uma operação de resgate.

A Sikorsky tem uma parceria com a DARPA para desenvolver tecnologia de autonomia que melhorará exponencialmente a segurança e a eficiência das aeronaves de asas rotativas e de asa fixa. O sistema de autonomia da Sikorsky, conhecido como tecnologia Matrix™, forma o núcleo do projeto ALIAS  (Aircrew Labor In-cockpit Automation System) da DARPA.

“Acreditamos que a tecnologia Matrix está pronta agora para a transição para o Exército, pois eles procuram modernizar sua frota de helicópteros e adquirir as Future Vertical Lift aircraft”, disse Igor Cherepinsky, diretor da Sikorsky Innovations. “Além de aumentar a segurança e a confiabilidade de vôo, a tecnologia Matrix permite a sobrevivência em ambientes com alto teor de ameaças, onde os helicópteros Black Hawk operam hoje e os helicópteros DefiantX e RaiderX, poderiam operar no futuro. Os helicópteros poderiam executar com segurança as missões críticas salvando vidas de dia ou a noite em terrenos complexos e em um espaço de batalha contestado”.

Durante o PC22 Technology Gateway, a equipe da Sikorsky e da Darpa mostraram como o Black Hawk opcionalmente pilotado, sem seres humanos a bordo, pode entregar uma grande quantidade de produtos sanguíneos ilesos ao voar baixo e rápido acima do nível do solo, usando o terreno para mascarar sua assinatura; reabastecer tropas com carga externa; e redirecionar no meio do vôo para evacuar uma vítima.

Para iniciar as demonstrações de voo, os pilotos voaram e desembarcaram da aeronave Black Hawk, ativaram o sistema Matrix para dar controle total ao computador de vôo. Quando os pilotos saíram, o helicóptero concluiu autonomamente os seguintes parâmetros de missão:

Reabastecimento Médico de Longa Duração: As aeronaves Black Hawk voaram 83 milhas enquanto carregadas com 400 unidades de sangue real e totalizando 500 libras. Ao chegar a 40 milhas de seu ponto de decolagem inicial, o helicóptero desceu em um vale tão baixo quanto 200 pés acima do nível do solo a 100 nós.

Entrega de carga e evacuação de vítimas (missão combinada): O helicóptero levantou-se com uma carga externa de 2.600 libras presa a uma funda de 40 pés e voou a 100 nós por 30 minutos em direção a uma zona de pouso designada. Enquanto estava em voo, o helicóptero foi redirecionado, simulando um cenário em que uma ameaça precisava ser neutralizada perto do local de pouso primário. A Sikorsky demonstrou como um operador de terra com um rádio e um tablet seguro pode assumir o controle do helicóptero sem pilotos, comandar para liberar sua carga e depois pousar para evacuar uma vítima de um local próximo. Depois que o dummie foi preso dentro da cabine, o operador de terra lançou a aeronave. Durante o voo de volta, um dispositivo de monitoramento de saúde da BATDOK integrado ao sistema de comunicações do helicóptero transmitiu os sinais vitais do paciente em tempo real a uma equipe médica baseada no solo.

Futuro do programa

As demonstrações do PC22 foram o segundo conjunto de voos sem pilotos de Black Hawk este ano. A Sikorsky e a Darpa continuarão trabalhando para a transição dessa tecnologia para operações militares, como suporte e operações de tripulação, logística e reabastecimento médico, evacuação de vítimas e aplicações comerciais, como combate a incêndios, carga e mobilidade urbana.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile