AEL Sistemas apresenta suas capacidades para o Alto Comando da Aeronáutica

A AEL Sistemas, empresa brasileira dedicada ao desenvolvimento, fabricação, manutenção e gestão logística de sistemas eletrônicos para aplicações militares e aeroespaciais, recebeu, na quinta-feira, 17 de março de 2022, a visita de uma Comitiva da Força Aérea Brasileira (FAB), chefiada por seu Comandante, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

O objetivo foi apresentar as diversas soluções e equipamentos desenvolvidos pela empresa, que em janeiro de 2022 completou 40 anos de atividade. Na oportunidade, também ocorreu à inauguração da produção seriada do WAD (display panorâmico inteligente), que compõe o novo caça F-39 Gripen da FAB. “Para iniciar a produção em escala, a AEL demandou cerca de 450 mil horas de desenvolvimento nas suas diversas áreas de engenharia (Sistemas, Software, Hardware e Mecânica), além de um longo processo de certificação”, explicou o presidente da empresa, Gal Lazar. O executivo também apresentou à comitiva, formada por seis Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, os demais laboratórios da AEL, onde são desenvolvidos e testados os produtos que fazem parte dos Programas Estratégicos das Forças Armadas, como é o caso dos sistemas aviônicos (equipamentos eletrônicos embarcados nas plataformas aéreas da FAB), como por exemplo, o KC-390, em que a AEL é fornecedora de cinco diferentes sistemas.

Também durante a visita, o Tenente Brigadeiro Baptista Junior e sua comitiva tiveram a oportunidade de receber as últimas atualizações relacionadas ao desenvolvimento do Projeto Link-BR2, um sistema de enlace de dados táticos para tráfego de informações em tempo real entre aeronaves e diversas estações de solo.
Ao final da visita, o Comandante da FAB falou aos colaboradores da empresa e ressaltou que constatou a evolução dos produtos e sistemas desenvolvidos pela AEL Sistemas. “Diante de um cenário cada vez mais exigente na área de tecnologia voltada para aplicações militares, percebemos a consolidação da indústria brasileira de Defesa no mercado internacional.

Avanços consideráveis e passos importantes como a inauguração do laboratório da área de produção do WAD ratificam e robustecem a necessidade de uma parceria sólida entre as empresas e a Força Aérea Brasileira.

Vivemos um momento importante para o desenvolvimento e para a aquisição de novos sistemas de defesa que assegurem a manutenção das capacidades frente aos possíveis cenários de emprego que nos desafiam na ordem mundial.”

O Presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, agradeceu a visita da comitiva e recordou que a AEL nasceu especificamente para atender às demandas da FAB e pretende continuar dedicando-se ao desenvolvimento de produtos e soluções que venham contribuir com a Força Aérea, “isso tudo por meio da busca contínua pela excelência, inovação e dedicação”. DEMONTRAÇÃO DO SISTEMA LINK BR-2 Na véspera da visita à AEL, a comitiva de Oficiais-Generais e os diretores da empresa estiveram na Base Aérea de Canoas, para acompanhar a demonstração operacional do Link-BR2.

O foco foi mostrar o estado de prontidão operacional dos meios da Força Aérea alocados na Organização Militar, bem como das condições da sua infraestrutura de apoio. Três aeronaves F-5M, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa participaram da demonstração operacional, sendo que duas foram pilotadas por militares do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e estavam preparadas com equipamentos e antenas para a instalação do sistema. Enquanto as aeronaves voavam com o sistema Link-BR2 embarcado, a comitiva assistia a comunicação de dados, em tempo real, entre os vetores aéreos e as estações de Comando e Controle da FAB, conhecendo todas as potencialidades do sistema.

A comitiva do Tenente Brigadeiro do Ar Baptista Junior estava formada pelos seguintes oficiais generais:
1. Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz DAMASCENO – Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica;
2. Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu FIORENTINI – Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo;
3. Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de ALMEIDA – Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo;
4. Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís FARCIC – Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica;
5. Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo REIS Tavares – Comandante-Geral do Pessoal;
6. Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de MEDEIROS – Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial;
7. Major-Brigadeiro do Ar ARY Soares Mesquita – Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica;
8. Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari RIVERO – Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional;
9. Brigadeiro do Ar RODRIGO Fernandes Santos – Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico;
10. Brigadeiro do Ar Antônio Luiz Godoy SOARES Mioni Rodrigues – Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate.

Sair da versão mobile