AgustaWestland AH-129D aprovado para operações navais

O Exército e a Marinha italiana assinaram um acordo técnico para o uso do helicóptero AgustaWestland AH-129D a bordo de navios militares.

A129 Mangusta

O acordo prevê a instrução dos pilotos do Mangusta para operarem a bordo dos navios, realizada por instrutores da Marinha.

Dois desses instrutores, o Comandante Paolo Gregoretti, comandante do Grupo 5 com base em Maristaeli Luni, e o Tenente Leopoldo Cafiero, foram enviados para a Viterbo para cursar o Mangusta, aproveitando o simulador de voo instalado na Centro de treinamento de AVES.

Uma vez qualificados no helicóptero de ataque, e depois de definidos os procedimentos para pouso e decolagem a bordo, vão iniciar a instrução dos pilotos do Exército nos procedimentos de operação no convoo dos navios de guerra da Marina Militare.

O desenvolvimento desta nova doutrina é parte do projeto de Capacidade Nacional de Projeção no Mar (CNPM), estabelecida para que uma força expedicionária conjunta baseada no mar, possa conduzir operações em qualquer lugar do mundo.

Durante a fase delicada de desembarque anfíbio em “ambientes hostis”, a presença do apoio de fogo, como a prevista pelo AH-129D, é visto como potencialmente decisivo para estabelecer uma cabeça de praia. Mesmo durante as fases posteriores, o Mangusta pode fornecer cobertura para tropas terrestres usando os navios da Marinha como base, sem a necessidade de apoio logístico no solo.

Os AH-129D estão atualmente passando por um upgrade de aviônicos para a integração do novo targeting pod Toplite III e o míssil ar-terra Spike ER, ambos construídos pela Rafael.

A aeronave receberá um sistema de dobragem das pás do rotor, para a hangaragem da aeronave nos navios e também receberão um nova tinta para operar em ambiente marinho, a fim de evitar a corrosão.

FONTE: Shephard

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:Defesa Aérea & Naval

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