AgustaWestland mira a substituição dos helicópteros de instrução da US Navy

AW119 KE_01

Por Guilherme Wiltgen

De olho na substituição dos atuais helicópteros de instrução da US Navy, a AgustaWestland está divulgando o seu candidato, o AW109Kx, que é construído na sua unidade norte-americana.

Segundo a AW, o helicóptero que é hoje utilizado por departamentos de polícia e serviços de evacuação médica, poderia satisfazer a US Navy na formação primária de voo, sendo um dos helicópteros militares mais baratos existentes no mercado.

“Não existe uma solicitação oficial do Governo, mas estamos incubando uma ideia, seja com a Marinha, a Guarda Costeira, a Força Aérea ou o Exército” disse nesta segunda o CEO da AgustaWestland North America, Robert LaBelle, durante uma conferência na Navy League’s Sea-Air-Space.

A aeronave monomotora é derivada do AW109 (bimotor), apresentando um design moderno e possuindo sistemas redundantes, o que é “importante para um novo aluno”, disse Labelle. O modelo civil custa cerca de US$ 3,5 milhões, um preço que, provavelmente, vai diminuir com uma compra em grande escala. Labelle ressaltou ainda que a aeronave não precisaria passar por nenhuma modificação para o seu uso militar.

O AW119Kx, também conhecido como Koala, é construído exclusivamente na unidade de produção da AW na Filadélfia, que faz parte do grupo aeroespacial e de defesa italiano Finmeccanica.

Aeronaves TH-57 Sea Ranger da US Navy

A US Navy utiliza hoje pouco mais de 100 helicópteros Bell 206B Jet Ranger III, designados TH-57 Sea Ranger, na instrução de pilotos de asas-rotativas e, assim como na Marinha do Brasil, que também utiliza o Jet Ranger como aeronave de instrução, está realizando estudos para a renovação de sua frota.

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