Paris, 4 de fevereiro de 2025 – A DGA (Direction Générale de l’Armement) assinou um contrato com a Airbus Defence and Space como contratante principal, em parceria com a Thales, para um estudo de avaliação de risco do futuro programa de aeronaves de patrulha marítima. Este contrato de 24 meses segue o estudo de arquitetura e viabilidade lançado no final de 2022.
“O A321 MPA (Maritime Patrol Aircraft) tem todos os ativos para se tornar uma verdadeira fragata voadora capaz de responder à ampla gama de missões confiadas à patrulha marítima francesa”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da Airbus Defence and Space. “A Airbus oferece uma solução soberana que fornece a autonomia, disponibilidade e confiabilidade necessárias para contribuir com o componente oceânico da dissuasão nuclear.”
O objetivo deste novo estudo de definição e contrato de avaliação de risco é preparar o desenvolvimento e o lançamento da produção do programa de aeronaves de patrulha marítima no final de 2026. Este estudo permitirá que os resultados iniciais do estudo de arquitetura sejam levados adiante, a fim de refinar as condições econômicas e industriais para a execução do programa, orientar as escolhas técnicas dos sistemas a serem integrados na aeronave e realizar os primeiros testes em túnel de vento.
O A321 MPA é uma versão militarizada do Airbus A321XLR, projetado para atender a todos os requisitos operacionais da Marinha Francesa, principalmente em guerra antissubmarino e antinavio, de baixa a alta intensidade, bem como coleta de inteligência. O objetivo é ter uma nova aeronave para substituir a frota do Atlantique 2 operada pela Marinha Francesa a partir da Base Aérea Naval de Lann-Bihoué até o período de 2030-2040.
O A321 MPA terá capacidade de longo alcance e alta manobrabilidade, inclusive em baixa altitude. A aeronave será equipada com uma gama completa de sensores específicos para aeronaves de patrulha marítima, para os quais a Thales é uma grande contribuidora: radar de última geração com antenas ativas; um sistema acústico usando sonobóias passivas e ativas; sistemas de guerra eletrônica e eletro-ópticos; detecção de anomalias magnéticas (MAD) e sistemas de autoproteção.
Ele também carregará sistemas de comunicação, incluindo comunicações via satélite, bem como as armas necessárias para guerra antissubmarino e antinavio, incluindo torpedos e o futuro míssil antinavio (FMAN). O grande compartimento de carga da aeronave e a arquitetura aberta de seu sistema de missão lhe dão uma grande capacidade de evoluir ao longo de seu ciclo de vida para atender ao surgimento de novas ameaças.
O sucesso extraordinário da Família A320, a aeronave de corredor único mais vendida do mundo, com mais de 10.000 aeronaves em serviço e mais de 300 milhões de horas de voo, garante que o A321 MPA tenha disponibilidade, confiabilidade e baixos custos de manutenção comprovados há muito tempo.
A Airbus Defence and Space tem longa experiência na conversão de aeronaves comerciais em aeronaves militares, culminando no sucesso do A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT), que tem mais de 90% do mercado mundial (excluindo os Estados Unidos). A empresa também tem ampla experiência na integração de sensores e sistemas de missão nas aeronaves P3, C295 e CN235, com mais de 170 aeronaves em serviço em várias configurações de patrulha e vigilância marítima.
FONTE Airbus Defence
Um referencial de peso para futuros planos de substituição dos P-3AM da força aérea, e também, um indicativo para o que a MB poderá vir a requisitar em seus próprios MPA via Embraer, a partir dos E-2 futuramente, caso o plano de obter 8 aeronaves saia do papel.
Máquina Airbus.