Airbus VSR700 tem capacidades de decolagem e pouso autônomas testadas no mar

Marignane, 24 de março, 2022 – A Airbus Helicopters começou a testar as capacidades de decolagem autônoma e pouso no mar para o VSR700, um sistema aéreo não tripulado (UAS) sendo desenvolvido no quadro do programa SDAM (Système de Drone Aérien de la Marine), conduzido pela DGA (Direction générale de l’Armement), a Diretoria Geral do Armamento Francês para a Marinha Francesa. Os ensaios foram conduzidos usando um veículo opcionalmente pilotado (OPV) com base em um guimbal G2 modificado equipado com o sistema autônomo de decolagem e pouso (ATOL) desenvolvido para o VSR700. Esta campanha de testes de voo abre o caminho para a próxima demonstração do VSR700, no mar, a bordo de uma fragata francesa da Marinha.

“Esses testes em condições reais, constituem um passo crucial para a campanha que conduziremos no mar com a DGA e a Marinha Francesa no final deste ano”, explicou Nicolas Delmas, chefe do programa VSR700 da Airbus Helicopters. “Usando o OPV, demonstramos as capacidades exclusivas de descolagem e pouso autônomas do VSR700. Também provamos o funcionamento ideal do veículo e sua interface de estação de comando a bordo de uma embarcação em condições realistas”.

A campanha de teste foi realizada fora da costa de Brest, França, a bordo de uma embarcação civil equipada com um convés de pouso de helicóptero na presença de especialistas da DGA. Além de demonstrar o sistema ATOL desenvolvido para o VSR700, os ensaios também foram usados ​​para avaliar os procedimentos de abordagem antes de aterrissar na embarcação. O envelope de voo VSR700 no mar, na proximidade de uma embarcação, foi testado em linha com os objetivos de desenvolvimento e foi confirmado para ser totalmente compatível com operações navais. Tanto os modos semi-autônomos quanto os modos totalmente autônomos do sistema ATOL foram demonstrados com sucesso em diferentes estados do mar. O VSR700 usa o Airbus Deckfinder para habilitar a deck de navios autônomos em decolagens e aterrissagens em todas as condições meteorológicas, durante o dia ou a noite. No total, 150 lançamentos e recuperações autônomas ocorreram. O manuseio e manobra do OPV, representante do VSR700, no convés do navio também foram testados.

O OPV pode transportar um piloto de teste para permitir testes iniciais mais seguros e mais ágeis antes que esses sistemas sejam integrados no VSR700 totalmente autônomo. A OPV inicialmente conduziu as manobras pilotadas e os desembarques antes de mudar progressivamente para manobras totalmente autônomas.

Projetado para operar ao lado de outros ativos navais do Shipborne, o VSR700 é um UAs na faixa de peso máxima de 500-1.000 kg. Oferece o melhor equilíbrio de capacidade de carga útil, resistência e custo operacional. É capaz de transportar vários sensores navais em tamanho real para períodos prolongados e pode operar de navios existentes, juntamente com um helicóptero, com uma baixa pegada logística.

O primeiro protótipo do VSR700 realizou seu voo inaugural em 2020 e expandiu seu envelope de voo em 2021. Em abril de 2021, a DGA solicitou um segundo protótipo do VSR700 para se concentrar em ensaios que cobrem os requisitos da SDAM e para permitir o desenvolvimento mais amplo e mais rápido meta.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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