Arábia Saudita estuda substituir seus 42 C-130 Hércules por 33 Embraer C-390 Millennium

Por Boyko Nikolov

Há indicações de que a Arábia Saudita está considerando uma medida que pode não ser um bom presságio para o futuro do setor de defesa dos EUA, particularmente para a Lockheed Martin. Fontes internas sugerem que Riad tem como objetivo comprar aeronaves de transporte brasileiras para a Real Força Aérea Saudita [RSAF].

O acordo envolve a aquisição de 33 aeronaves de transporte Embraer C-390 Millennium. A negociação por parte do reino é feita pelo fundo de investimento SAMI. O escopo do acordo vai além da mera aquisição de aeronaves, pois também inclui a criação de uma infraestrutura abrangente na Arábia Saudita. Essa infraestrutura garantirá o treinamento completo do pessoal e proporcionará a manutenção adequada da aeronave.

As sugestões são de que estão em andamento negociações sobre o estabelecimento de um centro de reparo e revisão [MRO] e uma linha de montagem final [FAL] para a aeronave de transporte Embraer C-390 Millennium na esfera pública.

Pela primeira vez, ficou claro que as negociações entre Brasil e Arábia Saudita ocorrerão em novembro de 2023. Hoje, porém, fala-se delas novamente, especialmente depois que o reino saudita se tornou membro oficial do BRICS.

A organização intergovernamental BRICS é composta por dez países, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A criação do grupo ocorreu em 2010, quando a África do Sul se juntou ao grupo BRIC anteriormente existente, composto por Brasil, Rússia, Índia e China. Mais tarde, a aliança expandiu-se em 1 de Janeiro de 2024, para acolher o Egipto, a Etiópia, o Irã, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

Compreendendo cerca de 30% do território terrestre e possuindo 45% da população mundial, os países BRICS detêm uma influência global significativa. Entre estes, Brasil, Rússia, Índia e China destacam-se como algumas das nações líderes do mundo em termos de população, área territorial e PIB com base na Paridade de Poder de Compra [PPP].

Todos os cinco países fundadores são membros do G20, o que ilustra a sua potência econômica. Coletivamente, o seu PIB nominal é de quase 28 bilhões de dólares, aproximadamente 27% do produto bruto global. O seu PIB total, baseado em PPC, é de aproximadamente 57 bilhões de dólares, representando 33% do PIB PPC global. Em 2018, detinham em conjunto cerca de 4,5 bilhões de dólares em reservas estrangeiras.

Substituição

Relatórios espanhóis indicam que a compra planejada de aviões de transporte brasileiros tem como objetivo substituir a atual frota de aviões de transporte dos EUA.

A Força Aérea Real Saudita, atualmente, gerencia um esquadrão de 33 aeronaves Lockheed Martin C-130H Hércules mais antigas e 7 aeronaves de reabastecimento KC-130H Hércules. Ao lado deles, há também dois Lockheed Martin KC-130J Super Hércules que atendem a dupla finalidade, transporte e abastecimento em voo.

A proposta em questão envolve uma troca em fases de 42 aeronaves existentes, juntamente com 168 motores/hélices. Em seu lugar, seriam 33 aeronaves de última geração equipadas com 66 motores a jato. Esses motores, nomeadamente o turbofan IAE V2500-E5, são produzidos pela International Aero Engines AG e são uma escolha comum na aviação comercial global.

As vantagens do ‘brasileiro’

O C-390 Millennium, um produto de design e engenharia de aeronaves especializadas, é um novo concorrente nos céus que deixa o comparativamente antiquado quadrimotor C-130J para trás. Este avião brasileiro oferece valor superior e maior eficiência, além de exigir menos manutenção e, ao mesmo tempo, proporcionar maior tempo de voo.

KC-390 Millennium -Foto: MoD Tcheco

Quando comparadas com o C-130J, as métricas falam por si; o C-390 Millennium, nascido no Brasil, pode transportar uma carga 37% mais pesada, ou impressionantes 15 toneladas. Além disso, ele pode alcançar esse feito em uma distância 50% maior que seu concorrente e 32% mais rápido. Apesar dessas estatísticas impressionantes, ele não economiza na versatilidade, mantendo a capacidade de alterar rapidamente os modos de missão, com reabastecimento em vôo, carga e tropas entre suas operações cruciais.

São dignas de nota as múltiplas áreas em que o C-390 Millennium supera o C-130J Super Hércules. Seu alcance operacional, aceleração para a área de interesse, capacidade de sobrevivência, maior capacidade de carga útil e requisitos reduzidos de manutenção contribuem para um ciclo de vida geral melhorado. Em essência, o C-390 Millennium é uma melhoria robusta e eficiente do antigo modelo Super Hércules.

O anúncio holandês

Conforme descrito num documento oficial do Parlamento Holandês, que se baseia em propostas e relatórios da Força Aérea Holandesa, a aeronave C-390 Millennium demonstra uma diminuição substancial nas necessidades de manutenção. Especificamente, afirma que o C-390 Millennium pode atingir mais horas de voo por aeronave e requer menos manutenção em comparação com o Lockheed Martin C-130J Super Hércules.

Banheiro no C-390 Millennium. Algo que o C-130 nunca teve.

Os menores requisitos de manutenção do C-390 podem ser atribuídos a vários fatores. Por exemplo, muitos de seus sistemas, como os aviônicos, motores e a cabine de comando, são montados com materiais comerciais prontos para uso [COTS] e materiais modificados ou militares prontos para uso [MOTS]. Isto não só garante que as peças de reposição estejam prontamente disponíveis, mas também reduz consideravelmente o custo, ao contrário dos materiais aeroespaciais militares exclusivos usados ​​em aeronaves como o C-130 Hércules.

Embraer C-390

O Embraer C-390 é uma aeronave de transporte militar bimotor a jato de médio porte produzida pela fabricante aeroespacial brasileira Embraer. Ele foi projetado para uma variedade de missões, como transporte de carga e tropas, reabastecimento aéreo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

A aeronave é equipada com dois motores turbofan International Aero Engines V2500-E5, cada um produzindo 31.330 libras de empuxo. Tem peso máximo de decolagem de 81.000 kg e pode transportar carga útil máxima de 26.000 kg. A velocidade máxima de cruzeiro do C-390 é de 470 nós, com teto de serviço de 36.000 pés.

O alcance operacional do Embraer C-390 é impressionante. Ele pode voar distâncias de até 2.590 milhas náuticas com uma carga útil de 20.000 kg, e seu alcance de balsa é de 5.290 milhas náuticas. Este longo alcance o torna uma aeronave versátil para diversas missões militares e humanitárias.

Aviônica do C-390

O Embraer C-390 está equipado com aviônicos de última geração. Possui sistema de controle fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho do piloto e aumenta a segurança. O cockpit está equipado com um moderno glass cockpit com três displays multifuncionais e um head-up display para cada piloto.

Cockpit do KC 390 futura aeronave de carga e reabastecedora da FAB

Além disso, a aeronave está equipada com um sistema abrangente de autodefesa. Isso inclui receptores de alerta de radar, receptores de alerta a laser, sistemas de alerta de aproximação de mísseis e dispensadores de chaff e flare para combater ameaças que chegam. Também possui um avançado sistema de movimentação de carga que permite rápida carga e descarga de carga.

Além disso, o Embraer C-390 foi projetado com uma rampa traseira, que permite o lançamento aéreo de cargas e pára-quedistas, além de permitir que a aeronave realize missões de evacuação médica. O design robusto e os sistemas avançados da aeronave tornam-na um recurso valioso para qualquer força aérea.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Bulgarian Military

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