Armada Argentina quer mais helicópteros SH-3H Sea King

Homenagem do DAN ao Sea King destruído durante o incêndio a bordo do ARA Almirante Irizar.

Por Juan Jose Roldan

Por meio da Missão de Logística Naval nos Estados Unidos da América, a Marinha Argentina apresentou os documentos de licitação e as condições para a aquisição de dois helicópteros SH-3H Sea King. Conforme comunicado no início de março pelo Ministro da Defesa, Agustín Rossi, o objetivo é aumentar o reduzido número de unidades com que atualmente opera o Comando da Aviação Naval, agrupadas no 2º Esquadrão Naval de Helicópteros Aerotransportados.

Por meio do arquivo nº EL 100002, especificou-se que a principal função a que serão atribuídos é apoiar as Campanhas Antárticas Argentinas, como missões de busca e salvamento (SAR) operando a partir de unidades de superfície da Marinha Argentina.

Os itens detalhados indicam a aquisição de duas unidades Sikorsky SH-3H Sea King, o curso de manutenção, fornecimento de equipamentos e peças sobressalentes relacionadas por um período de dois anos e 500 horas de voo operacional por aeronave, finalizando com o curso de adaptação ao modelo para dois pilotos.

Dentre as características solicitadas pela Marinha Argentina, especifica-se que ambos os SH-3H possuem determinados componentes. As fuselagens restauradas não devem ter nenhum registro de acidentes, que envolveram sérios danos estruturais; bem como menos de 500 horas de sua execução geral ou equivalente à inspeção de 9.000 horas.

A Sea Kings deve ter alguns dos seguintes equipamentos instalados: sistema de gancho de carga e guincho de resgate e sistema antigelo . Em termos de aviônica, deve possuir cockpit digital integrado do tipo MFCD (Multifunction Control Display) e GMPS (Ground Mission Planning System) do tipo glass-cockpit para voo noturno e em condições instrumentais compatíveis com óculos de visão noturna (OVN).

Está estipulado que a abertura e recebimento das ofertas terão início no dia 14 de maio. Caso a oferta seja aceita, o fornecedor terá o prazo de 6 meses a partir do credenciamento do valor contratado, podendo ser prorrogado se necessário, para a entrega dos equipamentos e materiais.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Zona Militar

Sair da versão mobile