Armada Argentina recebe dois helicópteros Sea King e mísseis RBS70

Na manhã desta quinta-feira (24), na Base Aérea Naval Comandante Espora, foi realizada a cerimônia de recebimento de dois helicópteros SH-3H Sea King à Segunda Escuadrilla Aeronaval de Helicópteros.

O Ministro da Defesa, Jorge Taiana, presidiu, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente General Juan Martín Paleo; e os Chefes do Estado-Maior da Marinha, Almirante Julio Horacio Guardia, da Força Aérea, General de Brigada Xavier Julián Isaac, e do Exército, General de Divisão Guillermo Olegario Gonzalo Pereda.

Também estiveram presentes o Comandante de Instrução e Alistamento da Marinha, Contraalmirante Juan Carlos Daniel Abbondanza; o Comandante da Aviação Naval, Comodoro de Marina Juan Alberto Mercatelli; o Comandante da Fuerza Aeronaval Nº 2, Capitán de Navío Marcelo Osvaldo Caso; e o Comandante do Segunda Escuadrilla Aeronaval de Helicópteros, Capitán de Corbeta Juan Prados; entre outras autoridades de Defesa, militares e civis.

O Capelão Auxiliar Rubén Mario Vidal fez uma invocação religiosa e o Comandante do Segunda Escuadrilla Aeronaval de Helicópteros ofereceu palavras alusivas, lembrando que “há 50 anos, em 21 de junho de 1972, começava a marcante história dos Reis do Mar na Armada Argentina”.

Diante dos presentes, ele citou os marcos da história do Sea King na Armada Argentina, destacando a participação no Conflito das Malvinas, nas Campanhas Antárticas de Verão, na guarda nacional SAR (Busca e Salvamento) durante as operações de tarefas de resgate e apoio à comunidade.

Destacou ainda o nível operacional e as atividades desenvolvidas junto da Frota de Mar e da Infantaria de Fuzileiros Navais e a sua participação em exercícios internacionais. “Tal como há 50 anos, recebemos dois helicópteros Sea King que vieram aumentar as nossas capacidades, incorporando pás de material compósito no rotor principal que melhoram o desempenho de voo, radar meteorológico que dará maior segurança em nossos voos no continente e nas Campanhas Antárticas, modernos equipamentos de comunicação, sistemas e aviônicos de navegação e representação digital que nos atualizem com a aviação atual e nos permitam desempenhar da melhor forma nossa diversas tarefas”, concluiu o Capitán de Corbeta Juan Prados.

Em seguida, foi lida a ordem de incorporação dos Sea King ao Segunda Escuadrilla Aeronaval de Helicópteros, tendo o Ministro Taiana se dirigido aos presentes, destacando a aquisição das duas aeronaves como “um fato concreto fundamentado no FONDEF. Também é um exemplo da prioridade que é dada ao trabalho na Antártica. Grande parte do trabalho dos Sea Kings está ligada à Campanha Antártica e ao uso e capacidade do quebra-gelo ARA ‘Almirante Irizar’. Estes dois helicópteros são aquisições modernas que nos colocam na vanguarda e os recebemos com grande satisfação. Estamos no caminho da recuperação das capacidades das nossas Forças Armadas”.

Visita ao Arsenal Naval de Puerto Belgrano

Após a cerimónia na Base Aérea Naval Comandante Esporá, o Ministro da Defesa, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, e pelos Chefes do Estado-Maior das três Forças Armadas, dirigiu-se ao Departamento de Revistas e Oficinas Especializadas do Arsenal Naval de Puerto Belgrano, onde o Chefe de Manutenção e Arsenais da Marinha, Capitão Néstor Darío Peretti, e o Chefe do Arsenal Naval de Puerto Belgrano, Capitão Rodrigo Fabián Ataún, deram detalhes técnicos sobre a incorporação dos novos mísseis RBS 70.

Posteriormente, o Ministro e a delegação dirigiram-se à Oficina de Mísseis do Arsenal Naval de Puerto Belgrano, onde foram recebidos por seu Chefe, Comandante Silvio Ariel Roch. Lá, o Capitão do Navio Ataún fez uma apresentação sobre os sistemas de mísseis e as suas capacidades.

Sair da versão mobile