Arqueologia de Aviação – Parte 1

Caça Leve da General Dynamics/Lockeed Martin F-16

F-16 Block 50 Chileno

Texto adaptado por Carlos Lima.

Um dos aspectos que mais me atrai na minha paixão por aviação é tentar entender como as coisas são feitas, como engenheiros, projetistas e escritórios de projeto chegaram a um determinado design, quais foram as soluções e desafios enfrentados, como transformar o desejo de um cliente em realidade.

Recentemente me deparei com uma série de Designs criados pela General Dynamics/Lockeed Martin para diversas competições a partir dos anos 60, e achamos uma boa idéia compartilhar com os leitores uma fração dos designs criados por esses escritórios de projetos. É interessante notar que esses desenhos lembram designs em uso ainda hoje.

Quaisquer informações adicionais que os leitores tenham serão sempre bem-vindas.

Nessa primeira série, vamos tratar de 4 desenhos relacionados às configurações propostas para a competição do “Caça Leve” da USAF dos anos 70.

O F-16 foi o vencedor dessa competição, sendo sucesso absoluto de vendas com mais de 4000 unidades produzidas, e com sua linha de produção ainda ativa, além disso é possuidor de uma folha de combate invejável. Vários F-16 construídos nos anos 70 continuam sendo atualizados nos dias de hoje  e é uma aeronave que certamente continuará em serviço além de 2020.

Os subtítulos dessa série brincam com as semelhanças entre esses desenhos e aeronaves atuais sem nenhum comprometimento, é claro.

Nesse primeiro desenho é interessante observar as várias características do F-16 como conhecemos (parte dianteira da fuselagem na vista lateral) e uma certa semelhança com o que vemos hoje no F-35 (observar a cauda e a configuração da parte traseira da fuselagem). Notar também o cockpit abrindo para o lado.

Esse design é datado de 6 de Abril de 1971.

Uma das onfigurações alternativas para o projeto do Caça Leve da USAF nos anos 70

Em seguida temos uma outra configuração para o mesmo projeto, onde como podemos notar a parte dianteira da aeronave continua sendo bem semelhante ao F-16 que conhecemos, mas, a parte traseria com delta duplo lembra bastante o SAAB Viggen, ou seria um Kfir? Notar também o cockpit abrindo para trás.

Desenho datado de 13 de Agosto de 1971.

Configuração alternativa proposto pela LM para a ocmpetição do caça de ataque leve da USAF. 1971

O próximo design é chamado de configuração 503 e levou aos estudos que originaram o YF-16.

Nesse estudo é interessante notar a semelhança das entradas de ar com as utilizadas no AIDC F KC-1 de Taiwan.

Configuração 503 que levou aos estudos do YF-16 para a competição da aeronave de ataque leve da USAF nos anos 70

Abaixo vemos um dos designs que deram origem ao F-16 SCAMP Modelo 400-1. Datado de Setembro/Dezembro de 1978, SCAMP significa, protótipo manobrável para voos de cruzeiro supersônicos (Supersonic Cruise and Maneuver Prototype).

Esse desenho gerou o F-16XL, que competiu com o F-15E para a concorrência do Programa de Caça Avançado Tático, que acabou perdendo.

Outras curiosidades é que o F-16XL conta com 27 “cabides” para armamento e combustível, mas na prática, só poderia fazer uso de 16!

Ambos os protótipos do F-16XL ainda existem e estão estocados da Base Aérea de Edwards, aonde o F-16XL “o2” foi utilizado pela NASA durante anos para testes.

Espero que gostem, e não deixem de trazer opiniões e sugestões.

Boa Leitura.

FONTE: História do F-16, LM, F-16

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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