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Home Aviação

Atualizando o Mig-31… Um ensaio fotográfico…

Carlos Lima por Carlos Lima
21/04/2016 - 09:39
em Aviação
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Russian_Air_Force_MiG-25
Mig-25 Força Aérea da Rússia

Derivado do Mig-25, o Mig-31 é a principal aeronave interceptadora da Rússia e do Cazaquistão. Capaz de voar a velocidade de Mach 2.83 (3.000 km/h) e interceptar mísseis cruise, o Mig-31 precisava de uma atualização.

O ensaio fotográfico nessa matéria mostra as várias fases da atualização dessa fantástica aeronave. Acompanhe o passo a passo abaixo:

Fuselagem do Mig-31 sendo inspecionada.        0_e9328_37ea0374_orig        0_e9326_369a5598_orig

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0_e932d_4f2eb6a8_orig        0_e932c_c2cabd79_orig        Mig-31

Mig-31

Fonte: http://fotografersha.livejournal.com/787576.html

Tags: Força Aérea da RússiaMig-25Mig-31MIG-31BM
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Comentários 19

  1. Alexandre says:
    6 anos atrás

    Topol.
    A depêndencia do MIG-31 no que tange aos aviôes espiôes não é tanta assim lembram do U2 que foi abatido por um SAM soviético sobre os montes urais gerando inclusive a captura do piloto..

    Responder
    • Topol says:
      6 anos atrás

      Sim Alexandre, foi o S-175 Dvina, e ocorre que esse sistema não era móvel como os atuais então os U-2 já sabiam onde se localizava a maioria dos sites então simplesmente os evitavam ao máximo fotografando a distancia segura com sua potente câmera, muitas vezes os russos tiveram que aguentar calados as invasões do espaço aéreo pois o contato estava fora do alcance do SAM, não tinham caças capazes de intercepta-lo e não podiam fazer um protesto diplomático para não admitir a fraqueza frente ao novo equipamento dos EUA… neste âmbito o mais sensato seria um interceptador capaz de alcançá-lo e derrubá-lo, daí a pressa em construir primeiro o MIG-25 Foxbath e depois sua evolução o Mig-31 Foxhound.

      Responder
      • PP says:
        6 anos atrás

        Prezado Topol,

        A onde você achou, em qual site, publicação que MIG 31 atinge 28.000 metros de altitude? Manda para todos esta informação. Estou curioso. Porque ate wikipedia .ru coloca Практический потолок: до 20600 м (практический) – traduzindo “prakticheskij potowok – altitude: do – ate 20600 m/etros/ – prakticheskij – praktyczny
        https://ru.wikipedia.org/wiki/МиГ-31

        Também, se você e tão gentil e pode escrever onde você leu que MIG 35 atingiu altitude de 35 mil metros. Como eu saiba e não achei outras informações o recorde pertenceu desde 1966 SR-71 Black Bird – 28,6 km. Isso foi altitude pratica de voo de uma aeronave: o que significa avião decolou, subiu e continuo voo nesta altitude. O recorde foi quebrado por um avião experimental Helios que atingiu altitude de 96,5 mil pês /cerca de 32,16 mil metros/.

        Verdade que existe informação sobre altitude dinâmica do MIG 31 no site .ru. que estima em до 30000 м (динамический) dinamicheskij – dinâmica. Creio que você sabe o que significa isso e que meramente hipotético. Para aqueles que não sabem explico: teto dinâmico (cinético, balístico) – a altura atingida pela aeronave através do uso de energia de reserva em voo horizontal.

        Mas esta aeronave provavelmente nunca atingiu esta altitude. Escrevo provavelmente, porque não achei em nenhuma publicação sobre isso. Se você pode indicar algum artigo sobre isso informa. Assim desempata este “impasse mexicano”.

        Únicos dois aviões que atingiram altitudes superiores em voo dinâmico são MIG 25 Foxbat – 37650 m e X-15 que atingiu linia de Kármán – 100 km acima do nível do mar.

        Sds. PP

        Responder
  2. Fernando Reis says:
    6 anos atrás

    Serão mais de 60 Mig 31 atualizados para a versão MIG-31BM até 2020. Ele pode detectar alvos na faixa de 320km de distância e simultaneamente enganjar 6 alvos e rastrear até 10 alvos.Ele pode abater Drones hipersonicos, aeronaves Stealth e mísseis de cruzeiro.

    Responder
  3. Topol says:
    6 anos atrás

    Por isso que eu gosto do DAN, em outros lugares você não ve uma matéria dessas nem a pau! aqui temos a oportunidade de ver matérias muito interessantes como esta sobre equipamentos militares sem distinção ou preferencia… valeu.

    Responder
    • Fernando Reis says:
      6 anos atrás

      Onde assino Topol??

      Responder
  4. AT-26 says:
    6 anos atrás

    Caros editores, há a possibilidade de disponibilizar a ampliação de todas as fotos?

    Parabéns pela postagem. Obrigado.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Clique nas imagens que elas abrem em tamanho maior.

      Responder
      • AT-26 says:
        6 anos atrás

        A partir da sexta foto menor, não se consegue ampliar mais (ou pelo menos, eu não estou conseguindo mais ampliar). Obrigado.

        Responder
  5. Topol says:
    6 anos atrás

    O MIG-31 é uma das únicas aeronaves do mundo que simplesmente não podem ser substituídas de forma plena pelas chamadas aeronaves “multirole” devido as suas qualidades ímpares de velocidade e altitude de operação…

    Para se ter uma ideia o Foxhound foi feito para interceptar os bombardeiros estratégicos e aviões espiões como o U-2 e SR-71 da CIA que nos anos 70 estavam operando livremente já que estavam fora do envelope dos mísseis SAM e também dos caças soviéticos… por essa razão ele atinge fácil a altitude de 28000 a 30000 metros e desenvolve nesta altitude velocidade máxima de 3000 km por hora, quase a mesma coisa que o assombroso SR-71…

    Só para fazer uma comparação com os Multiroles, o Typhoon sobe até 19800 metros, o Rafale até 18000 e o F/A-18 Super Hornet chega aos 15200 metros… nesta condições o MIG-31 tem a possibilidade de atacar com táticas lock down shoot down com seus mísseis R-37 de longo alcance e guia-los a até 300 km no alcance do seu radar.

    Outra coisa muito interessante deste avião é o seu poderoso radar Zaslon… era comum na era soviética um patrulhamento com 4 Mig-31 em uma formação conhecida como Zveno em que cada avão distante cerca de 200 km um do outro faziam um arrastão do espaço aéreo cobrindo uma área de cerca de 1000 km de alcance radar dando alerta imediato para a então chamada Aviação Frontal.

    Responder
    • Cesar Pereira says:
      6 anos atrás

      Parabéns!, seu comentário enriqueceu muito essa matéria, os dados, as comparações, postados por você são muito pertinentes para entendermos essa magnífica aeronave !

      Responder
    • Arc says:
      6 anos atrás

      Bom comentário Topol. Sds.

      Responder
    • _RR_ says:
      6 anos atrás

      Topol,

      O alcance do R-37 vai a até uns 150/160km, na melhor das situações. A variante ‘M’, dotada de um booster, promete chegar aos 300km.

      O Zaslon modernizado, embora possa realmente localizar grandes aeronaves a uns 250km, não vai localizar um caça a essa distância… É improvável que localize um caça de geração 4.5 a mais de 110km, se imaginar um engajamento pelo setor frontal…

      A máxima altitude operacional do Mig-31 é uns 20000/21000 metros ( o SR-71 ia a uns 25000 metros ), mas o R-37 permite teoricamente um engajamento a até uns 28000 metros.

      O mais, vai depender dos mísseis de cada lado… Não digo o AIM-120, mas o novo Meteor certamente é capaz de ir além dos 20000 metros…

      A principal tarefa do Mig-31 é, sem dúvida, cobrir as rotas polares. Destruir mísseis de cruzeiro e lograr acertar algum B-52 pelo caminho é o que se espera desse Mig, muito embora não tenha dúvidas de que possa ser um adversário temível…

      Responder
      • Topol says:
        6 anos atrás

        RR

        Não estou sendo leviano, nunca vi um MiG-31 na minha frente mas o que li e transcrevo aqui é que para um alvo com RCS de 5m² o seu radar consegue detectar a 282 km… um F-15 tem RCS de 15 m², portanto…

        (Fonte livro Guia Arsenal de Guerra)

        o MIG-31 já atingiu altitude de operação de até 35.000 metros RR e fez isso em apenas 4 minutos e 11 segundos, com um motor adaptado denominado Ye-266… foi um recorde mundial, não que seja feito para se manter nesta altitude mas as fontes divergem, ma o fato é que TETO OPERACIONAL dele é de 20 a 24 mil metros e TETO MÁXIMO de 28 a 30 mil metros tanto que ele era e é o único avião que pode, ou melhor, podia interceptar o SR-71.

        (Fontes: Tecnologiamilitareaeronautica.blogspot, Areamilitar.com)

        Responder
      • Topol says:
        6 anos atrás

        Os mísseis podem ser tanto o AA-9 Amos (R-33) quanto o AA-13 Arrow (R-37) dois dos mísseis BVR com maior alcance de atuação no mundo… estes mísseis montados no Mig-31 são verdadeiro pesadelo para estrategistas da OTAN

        Responder
      • _RR_ says:
        6 anos atrás

        Topol…

        Teto de serviço: entre 20000 e 21000 metros…

        militaryfactory.com/arcraft/detail.asp?aircraft_id=65

        skyandspacetravel.com/mig31_foxhound.html

        en.wikipedia.org/wiki/Mikoyan_MiG-31

        Ele não vai encontrar só F-15… Ademais, esse RCS é o estimado para o F-15A/C… Versões posteriores lograram boa redução…

        Responder
    • Topol says:
      6 anos atrás

      21.000 deve ser um teto de serviço que não force demais a máquina, ou seja, para operação constante, acima disso o MIG-31 pode atingir e atinge com restrições quanto a tempo, carga alar, combustível etc… e por fim o Teto máximo de operação é o limite em que a aeronave entra em stall, isso se dá acima dos 28.000.

      Sds.

      Responder
      • _RR_ says:
        6 anos atrás

        Topol…

        Até onde sei, teto de serviço ( ou operacional ) normalmente é o máximo de altitude onde a aeronave em configuração de combate opera…

        Com quatro R-37 e tanque cheio, ele vai a uns 20000 metros, se muito…

        É até possível ir além disso numa configuração “peso pena”. Mas não é assim que ele normalmente vai operar… Um exemplar de série, normal, com uns dois R-37 e meio tanque, deve ir a uns 21000/21500 metros. “Depenado” ele deve chegar a uns 23000. E só…

        Em praticamente todas as fontes que consultei, o que vai a 28000 metros é o R-37. E ainda assim, nessa situação, o alcance do míssil fica drasticamente comprometido, já que vai ter que queimar propelente num voo ascendente ( chuto que o alcance caia em uns 80 %, tendo que ir a essa altitude )…

        Também não se esqueça do consumo nessa situação de elevadíssima altitude e grande velocidade… O par de D-30 certamente vai cobrar caro da autonomia do caça…

        Responder
        • Topol says:
          6 anos atrás

          Então temos um impasse mexicano, pois ainda hoje consultei varios sites que atestam que o MIG-31 atinge 28.000 metros, assim como também consultei suas fontes que atestam o que você diz, escolha qual mais lhe agrada e eu ficarei com os meus… só mesmo os russos sabem qual é a real. Não confio em seus chutes e suposições…

          Responder

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