A Boeing anunciou que a Austrália aceitou o projeto final do Wedgetail, Aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C), adquirido pela Real Força Aérea Australiana (RAAF). Isso completa a aquisição das seis aeronaves que vão oferecer à Austrália uma vigilância aérea avançada, comunicações e recursos de gerenciamento de combate.
Além das seis aeronave AEW&C, o programa Wedgetail também inclui os segmentos de suporte como instrução de voo operacional, simulador de Missão Operacional e Sistema de Apoio de Missão. Todos estão localizados no Centro de Apoio AEW&C na RAAF Base Williamtown, em Newcastle.
O Vice Marechal-do-Ar Chris Deeble, gerente do programa Wedgetail da Organização da Defesa de Material, disse: “A Austrália tem trabalhado em estreita colaboração com a Boeing e seus parceiros para entregar uma aeronave de capacidade de Alerta Aéreo Antecipado e Controle. O desempenho do Wedgetail em recentes exercícios, indica que estamos oferecendo uma capacidade bélica de ponta para a RAAF”.
Rick Heerdt, vice-presidente da Boeing e gerente do programa acrescentou: “A colaboração entre a RAAF e a Boeing e seus fornecedores, é a prova de que uma forte parceria governo-indústria pode fazer grandes coisas. Um programa robusto de apoio assegura o serviço Wedgetail de longo prazo e com sucesso”.