Por Guilherme Wiltgen
Na manhã de hoje (11), no Centro de Instrução de Aviação do Exército, localizado no Comando de Aviação do Exército em Taubaté-SP, aconteceu a Formatura do Curso de Piloto de Aeronaves (CPA 2024/2025).
A formatura foi presidida pelo Comandante do Exército, Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e contou com as presenças do Comandante Militar do Sudeste, Gen Ex Pedro Celso Coelho Montenegro, do Comandante de Aviação do Exército, Gen Bda Emerson Alexandre Januário, do Comandante da Força Aeronaval, CAlte Alexandre Veras Vasconcelos, além de diversas autoridades civis e militares.
Receberam hoje as suas “Asas da Aviação do Exército” catorze Tenentes, sendo 12 do Exército Brasileiro e 2 da Marinha do Brasil, após 63 semanas de de instrução.
A Formatura do CPA 24/25 ainda se revestiu de um grande significado para o Exército Brasileiro e para o Brasil, pois a 1°Ten Emily Braz tornou-se a primeira mulher piloto da história da Aviação do Exército Brasileiro, um marco na história da Asas da Força Terrestre.

Os brevetados cumpriram mais de 1.400 horas de voo nos helicópteros HA-1 Fennec e pouco mais de 400 HV nos simuladores de voo do CIAvEx.
A participação de Oficiais Alunos do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), no Curso de Piloto de Aeronaves do Exército, reforça a integração entre as duas Forças, promovendo interoperabilidade e troca de conhecimentos.

A formação conjunta de pilotos das Forças singulares proporciona militares ainda mais preparados para atuarem em missões conjuntas.