No contexto da modernização das frotas de aeronaves de emprego geral da Aviação do Exército, no dia 31 de março de 2025, iniciou-se o processo de desativação da frota HM-3 Cougar.
Tal atividade permitirá a incorporação de novos modelos de aeronaves mais modernos à frota da Aviação do Exército.
A aeronave de fabricação francesa Eurocopter AS532UE recebeu a designação militar do Exército Brasileiro de HM-3 e os numerais de EB-4001 a EB-4008.
Desde a chegada da primeira aeronave em 2002, o HM-3 Cougar EB-4001, foram mais de vinte anos de emprego da frota por todo o território Nacional e alguns países vizinhos, cumprindo missões diversas pela Força Terrestre.
O Cougar atuou nos diversos biomas do nosso território nacional, provendo a aeromobilidade da Força Terrestre e apoiando uma ampla gama de cursos realizados nas diversas regiões do nosso país, da Selva à Montanha, da Caatinga ao Pantanal, do Cerrado aos Pampas.
Ele foi essencial para proporcionar experiências de treinamento realistas e desafiadoras, moldando o futuro de nossos combatentes. Cada missão cumprida a bordo dessa aeronave representa não apenas o conhecimento técnico, mas o espírito indomável da nossa Força e a dedicação incansável de todos que trabalham para mantê-la em pleno funcionamento.
Com a formatura de entrega do primeiro Cougar da Aviação do Exército ao Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército, inicia-se a diagonal de desativação da frota Cougar, conforme planejado para os próximos anos até o desfazimento da EB-4008, último Cougar da frota, previsto para 2032.
Que a memória do HM-3 Cougar EB-4001 permaneça viva em nossos corações, simbolizando a paixão, a perseverança e a dedicação de todos que fizeram parte dessa grandiosa história.
FONTE: Aviação do Exército
A grande questão caro Juarez é aseguinte;
Investiram uma imensa fortuna, com a promessa de nacionalizar o equipamento e em 2022(se nãoe falhe a memória) já estaríamos produzindo um helicóptero nacional devido a transferência de tecnologias.
Pous bem, Gastaram a fortuna, o helicóptero continua quase todo importado, apenas pintado na Helibras, e ainda não temos um produto nacional.
O mesmo acontece com o AMX, Gripen, CCT Tamandaré etc etc etc.
Sou só eu, ou mais alguém acha isso muito estranho?
Quem embolsou essa grana toda?
Porquê nunca saímos do ponto “zero”, mesmo gastando fortunas?
Com a palavra as autoridades!
Estou me divertindo com os comentários, trabalhei com esse modelo que está se aposentando, com. H225 e os Black Hawks no EB, GOSTEI dos três, agradeço pelas oportunidades.
Depois os militares reclamam de falta de verbas.
O helicóptero extremamente novo, é eles vão desativar.
Até pouco tempo atrás, a Espanha ainda operava os Seaking.
Não faz sentido isso para mim.
Novo?? Tem 23 anos de uso! Para continuar operando precisaria passar por revisão geral para operar mais uns 10 anos, no máximo. Fora que é um aeronave analógica, enquanto todos os outros helicópteros da Força já são digitais. Cumpriu muito bem a missão, mas agora que venham os H-60M.
Os “estrelas” do exército são muito estragados pra não dizer outra coisa : O País tem uma linha do H 225 Caracol, que é o sucessor do helicóptero que está sendo desativado e em vez de substituir tal pelo H 225 Caracol nacional, vai colocar os Black Hawks, exportando empregos pra fora e renovando a dependência.
Ainda tem quem diga: “Ah, mas o filtro de oleoo do H 225 é problemático e a hora de voo e cara quando comparado com o Black Hawk”.
Amigão, se helicoptero tá com problemas, informe o fabricante para que ele corrija ou notifique o fornecedor para consertar o defeito. E mais muito mais CARO para uma força armada é depender de fornecedor estrabgeiro de equipamento maior e melhor que ela pode fabricar em casa.
E por acaso tu acredita que a nossa dependência em relação ao 225, também conhecido como “The Kombi”, eu quero te lembrar que os motores são Franceses, a transmissão franco alema, os sistemas de vôo europeus, os de missão Israelenses. Ahh, mas nós fabricamos portas e rodas do trem de pouso, então tá resolvido. A propósito eles continuam voando dentro de Tecnical Ordens de restrição pois , pois aquela transmissão é sub dimensionada para os motores. Pronto, agora volte a comer capim e deixe a Avex comprar o que voa, treina, opera e combate, BH.
Excelente resposta, tirou daqui Tmj
Mas ao que parece, eles buscam e querem essa dependência.
Recentemente o EB buscou no mercado “parceiro” para fabricar localmente Obuse.
Imagina quem eles buscaram (dentre as inúmeras possibilidades)?
Sim, a Baysistens.
Mesmo tendo opções de parceiros dos BRICS ++.
Ou mesmo partir para desenvolvimento solo (porque conhecimento temos para isso).
O H225 é muito maior do que o Black Hawk, mais caro de manter e mais problemático (com certeza a Airbus Helicopter sabe dos problemas), mas existem opções no catálogo da Airbus que são “concorrentes” do BH, caso do H160 e H175 que poderiam ser “produzidos” aqui no Brasil
“Caro” é depender do exterior para operar seus equipamentos . ‘Caro’ é negar trabalho qualificado aos seus cidadãos.. “Caro é espantar possiveis exportações da máquina que é maior e mais capaz que o Black Hawk, pois qualquer País que vê isso pensa logo: “O helicóptero que fabricado lá é tão bom que eles mesmos não o querem e preferem importar o Black Hawk. Por comprariamos deles?”
Parabéns aos “estrelas” por mais esse desserviço a indústria nacional, à Força e ao contribuinte. Essa é a especialidade de vocês.
O Exército optou pelo melhor helicóptero de manobra disponível no mercado, o Black Hawk. Quem não concorda é porque não conhece a aeronave e menos ainda os problemas do H225M. Graças a Deus não compraram mais H225M. Ah, tu sabe que a própria França está substituindo os H225M pelo NH90 Caiman 2? Por que será?
Santamarinense, apenas lembrando que esse é o Cougar e que tem pouco mais de 20 anos. Penso que tivéssemos com muitos equipamentos e sobrando concordaria mas estamos a míngua e temos poucas coisas. Fico pensando, que outros Países estão melhor do que nos e mesmo assim os operam em até versões mais antigas e ou operaram por muito mais tempo e porque nós não podemos fazer upgrade???? Direcionar parte desses recursos para outras áreas??? E ou pense tivemos a possibilidade de fabricar black hawk no Brasil e optou por não fazer, outra coisa concordo que o Black hawk é o melhor helicóptero de manobra do mundo e pergunto e porque não podemos operar o que temos por uma economia enorme??? Mesmo não sendo o melhor. Está faltando tantas outras prioridades e vamos gastar 1 BI dólares ou mais em 12 helicópteros. MBT, defesa antiaérea entre outros não sei penso que podemos operar e até substituir pelo melhor desde que as outras áreas estão bem atendidas tbm.
Alex Tiago
Alex, o contrato dos UH-60M não é de 1 bilhão de dólares. O valor poderia chegar em 950 milhões de dólares se fossem adquiridos todos os extras e opcionais oferecidos. Porém, a compra feita pelo EB é de aproximadamente
451,5 milhões de dólares e envolve os 12 helicópteros completos, motores extras, peças e sobressalentes, treinamento, metralhadoras Miniguns e outros itens.
Óh meu Deus! Falou o cientista da NASA e super engenheiro ‘aerohiperespacual’, “Dr. Ssntamariense”
Resposta típica sua…zero conteúdo. Sai da 5ª série, guri.