AW159 Lynx Wildcat visita a França pela primeira vez

AW159_BANLP
Wildcat da Royal Navy pousando pela primeira vez em Lanvéoc-Poulmic

Por Guilherme Wiltgen

A Base Aérea Naval (BAN) de Lanvéoc-Poulmic, recebeu nesta sexta o mais novo helicóptero da Royal Navy (RN), o AW159 Lynx Wildcat.

Pertencente ao Esquadrão 700W, o Wildcat realizou um reabastecimento em “hot” (sem cortar os rotores) antes de partir para uma patrulha com outros três helicópteros Lynx Mk8, também da RN.

As três aeronaves do Esquadrão 702, baseadas na RNAS Yeovilton, estiveram destacadas no período de 18 a 22 de novembro na BAN Lanvéoc, visando uma melhor sinergia entre as equipes de apoio e de suporte técnico. Esta cooperação pode ser observada durante a Operação Atalanta, e noticiado pelo DAN, quando no ano passado, um Lynx Mk8 do Esquadrão 815 da RN, embarcou na fragata francesa Surcoulf (F 711).

Três Lynx Mk8 do Esquadrão 702 destacados na BAN Lanvéoc-Poulmic

A presença dos Lynx britânicos, vão aumentar cada vez mais a obtenção, por parte das equipes envolvidas, de qualificação operacional para futuros destacamentos aéreos embarcados.

O Wildcat, que fez a sua primeira visita à França, que utiliza o Lynx Mk2 (FN), terão 62 unidades construídas pela AugustaWestland para o Reino Unido, sendo que destas, 28 são destinadas à Royal Navy.

Wildcat taxiando e em primeiro plano dois Lynx Mk2 (FN) da Aeronavale
Sair da versão mobile