B-21 Raider, o mais novo bombardeiro stealth da América voou pela 1ª vez

Bombardeiro B-21 Raider - Foto Matt Hartman

Por MICHAEL MARROW

WASHINGTON – O B-21 Raider, o mais novo bombardeiro stealth da América, realizou seu primeiro vôo. O bombardeiro construído pela Northrop Grumman foi clicado hoje pela câmera do fotógrafo independente Matt Hartman voando sobre o deserto da Califórnia. O B-21 estava acompanhado por um caça servindo como avião paquera.

Um porta-voz da Força Aérea confirmou que o Raider entrou em testes de voo. O novo bombardeiro foi apresentado oficialmente ao público em dezembro de 2022. No vídeo abaixo feito por Matt Hartman podemos ver a passagem do B-21 Raider.

“O B-21 Raider está em testes de vôo”, disse a porta-voz da Força Aérea, Ann Stefanek, ao Breaking Defense em um comunicado hoje. “Os testes de voo são uma etapa crítica na campanha de testes gerenciada pelo Centro de Testes da Força Aérea e pela Força Combinada de Testes B-21 da 412ª Ala de Testes para fornecer capacidades de ataque penetrantes, de longo alcance e de sobrevivência para impedir agressões e ataques estratégicos contra os Estados Unidos, aliados e parceiros.”

O Raider está programado para substituir o furtivo B-2 Spirit e o B-1 Lancer. A Força Aérea está planejando uma frota mínima de 100 bombardeiros de longo alcance, e a Base Aérea de Ellsworth, em Dakota do Sul, será a primeira instalação a receber a aeronave, segundo Stefanek. Seis aeronaves de teste estão em produção e a Base Aérea de Edwards, na Califórnia, liderará os testes.

O programa “está no caminho certo para entregar aeronaves à Base Aérea de Ellsworth em meados da década de 2020”, disse Stefanek.

B-21 Raider – Foto: Northrop Grumman

A Northrop Grumman há muito alerta os investidores que a produção inicial de baixa taxa (LRIP) da aeronave poderia resultar em uma perda de até US$ 1,2 bilhão, o que a CEO Kathy Warden reiterou na recente teleconferência de resultados do terceiro trimestre da empresa. A Força Aérea vinculou a concessão do contrato LRIP ao primeiro voo da aeronave, o que significa que um contrato poderá ser celebrado em breve.

Em comunicado da empresa, a Northrop disse: “Conforme confirmado pela Força Aérea dos EUA, o B-21 Raider está em teste de voo. A robusta campanha de testes de voo está sendo executada por uma Força Combinada de Testes composta pela Northrop Grumman e pessoal da Força Aérea que validará nossos modelos digitais e nos aproximará mais um passo de alcançar a capacidade operacional.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

Sair da versão mobile