Boeing 777 cai durante pouso no aeroporto de São Francisco, 2 mortos, dezenas de feridos

Vista Aérea 777 da Asiana - Vôo 214
Vista Aérea 777 da Asiana – Vôo 214

Ao que parece um violento pouso causou o acidente de um avião coreano no Aeroporto Internacional de São Francisco na tarde de sábado de manhã e deixou pelo menos dois mortos e cerca de 70 feridos, de acordo com a estação KNTV da NBC Bay Area. Hospitais dizem que alguns dos feridos são críticos.

Um avião Boeing 777 com 307 pessoas a bordo, caiu e pegou fogo no Aeroporto Internacional de São Francisco no sábado, vindo da Coréia do Sul. Duas pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas, disseram autoridades.

O avião da Asiana Airlines Vôo 214 a partir de Seul, aparentemente atingiu a borda do paredão que separa a pista do aeroporto da Baia de São Francisco, fontes disseram à NBC News, em seguida, bateu no chão e derrapou na pista antes de parar em um campo adjacente, com sua cauda arrancada e a fuselagem expelindo fumaça negra. Fotos e vídeos da cena mostravam passageiros descendo as rampas de emergência e indo embora.

Apesar das mortes e dezenas de feridos – muitos deles graves – O Prefeito de São Francisco Edwin Lee disse em uma entrevista coletiva à noite que “Isto poderia ter sido muito pior.”

Investigadores federais disseram que era muito cedo para determinar uma causa. Um representante da National Transportation Safety Board chegou no local na tarde de sábado e assumiu o controle da investigação.

As fontes que falaram com a NBC News disseram que o piloto não fez um pedido de socorro antes do pouso. O avião caiu em clima favorável – céu parcialmente nublado e vento fraco.

Momentos logo após o Acidente

Joanne Hayes-White, chefe dos bombeiros de San Francisco, disse que havia 307 pessoas a bordo – 291 passageiros e 16 tripulantes – e todos haviam sido contabilizados. As autoridades disseram que 182 pessoas foram levadas para um dos nove hospitais de Bay Area, incluindo 49 com ferimentos graves. Hospitais informaram que as lesões incluíam queimaduras e fraturas.
Prefeito de São Francisco Edwin Lee agradece aos socorristas do acidente Asiana Airlines e diz: “isso poderia ter sido muito pior.”

Ela disse primeiro-respondedores que chegaram ao jato viram um punhado de sobreviventes emergentes da baía.

“Nós observamos alguns dos passageiros saírem da água. Mas o avião certamente não estava na água. Houve um incêndio no avião, então a suposição pode ser que eles passaram perto da borda da água, que é muito rasa para talvez se molharem de propósito e se livrar de qualquer vestígio de combustível. “

Os corpos das duas pessoas que foram mortas foram encontradas na pista, de acordo com Hayes-White.

Bombeiros tentam controlar o incêndio

O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul disse que os dois que morreram eram cidadãos chineses.

Benjamin Levy, que estava no avião, descreveu ouvir muitos gritos após o desembarque. Ele disse à NBC Bay Area que ele também viu muitos ferimentos na cabeça, mas que a maioria dos passageiros parecia saírem para fora do avião com segurança. Bombeiros usaram água e espuma retardante para apagar as chamas.

Destroços do Boeing 777, algumas testemunhas acham que a cauda ou o trem de pouso tocou a barreira na cabeceira da pista

 

Cauda do 777

“Estávamos nos aproximando muito bem, mas estávamos muito baixo”, disse ele. “Quando o piloto percebeu isso, ele colocou um pouco mais de gás para corrigir a aeronave, mas já era tarde demais, de modo que atingiu a pista muito forte, e nós começamos a subir no ar novamente, e pousamos com muito força.”

Stefanie Turner, uma testemunha, disse à MSNBC que viu o avião tocar a pista com a cauda, ​​então pousou com chamas e fumaça saindo da fuselagem.

“A cauda estava muito baixa. Em vez de aterrisar normalmente a aeronave foi chegando eu diria que, talvez em um ângulo de 45 graus, com a cauda muito baixa “, disse ela. “Ela realmente passou por algumas acrobacias na pista.”

Parte de cima da fuselagem após o incêndio ter sido controlado

Além dos 61 norte-americanos, a companhia aérea disse que a aeronave tinha 77 coreanos, 141 chineses, três passageiros da Índia, um do Japão e do Vietnam e sete cuja nacionalidades eram desconhecidas.

O acidente – o primeiro envolvendo um jato de grande porte nos Estados Unidos em mais de uma década – aconteceu às 11:27 da manhã, horário local. Ele deixou um campo de detritos na pista, começando no paredão que divide a pista da Baia de São Francisco. Pedaços da cauda podiam ser vistos entre os destroços.

Uma gravação de controle de tráfego aéreo capturou um controlador dizendo: “Os veículos de emergência estão respondendo. Temos todos a caminho. “

Outro ângulo do 777 após o incêndio ter sido controlado

David Eun, executivo da Samsung Electronics, que estava no vôo, postou em sua conta no Twitter: “Acabei de passar por um acidente de pousou em SFO (São Francisco). Cauda arrancada. A maioria dos passageiros parece bem. Eu estou bem. “Ele também postou uma foto que mostrava pessoas andando ou correndo para longe do avião abatido, incluindo pelo menos uma meia dúzia que parecia ter escorregado de uma rampa de emergência.

A companhia aérea disse no Twitter que estava investigando e teria notícias o mais rápido possível. Ofereceu pensamentos e orações para os passageiros e tripulantes.

Esse é o primeiro acidente com fatalidades envolvendo o 777

As mortes são as primeiras em um acidente envolvendo um 777, um jato bimotor que está em serviço desde 1995 e é conhecido como o Triplo-7. Antes de sábado, o mais grave acidente com um 777 foi em janeiro de 2008, quando um vôo da British Airways aterrissou e derrapou na pista, ferindo 47 pessoas. O jato no acidente de sábado estava em serviço desde 2006.

O Aeroporto Internacional de São Francisco suspendeu todos os pousos e decolagens durante quatro horas após o acidente e disse que alguns vôos estavam sendo desviados. Duas de suas quatro pistas foram reabertas mais tarde. O aeroporto aconselhou os passageiros a verificar com suas companhias aéreas.

O presidente Barack Obama, no retiro David Camp em Maryland, tomou conhecimento do acidente e estava em contato com autoridades federais, estaduais e locais, disse um funcionário da Casa Branca.

A última queda de um jato jumbo nos Estados Unidos foi em novembro de 2001, quando o Vôo 587 da American Airlines, um avião de passageiros Airbus A300-600, caiu em um bairro de Nova Iorque. O último acidente fatal de qualquer avião comercial nos EUA foi em fevereiro de 2009, quando um vôo regional da Continental Airlines se chocou contra uma casa perto de Buffalo, Nova Iorque, matando 49 pessoas.

Destroços da aeronave uma das pistas do aeroporto ser liberada

O serviço de monitoramento de vôo FlightAware disse que o Asiana 214 voou cerca de 10 horas e meia depois de decolar do aeroporto de Incheon às 17:04 hora local, com cerca de meia hora de atraso. O vôo teve origem em Xangai, China.

O serviço identificou o modelo como um Boeing 777-200, que tem uma envergadura de quase 200 metros e pode transportar até 440 pessoas. A empresa fabricante de motores Pratt & Whitney disse que o avião estava equipado com motores PW4000.

Fontes federais disseram à NBC News que não havia nenhuma indicação de terrorismo. O National Transportation Safety Board disse que estava enviando uma equipe completa para São Francisco. A Boeing disse que estava reunindo informações.

Outro ângulo do acidente. Agora será iniciado o trabalho de investigação. Notar direção dos destroços e da aeronave.

“Nossos pensamentos estão com todos os afetados pelo incidente de hoje em SFO,” a Boeing disse em sua conta no Twitter. “Estamos prontos para ajudar o NTSB.”

FONTE: NBC NEWS

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile