Boeing 787-9 começa testes pré-voo após rollout

787-9 Factory Rollout - August 24, 2013

A Boeing está preparando o primeiro 787-9 para testes iniciais em terra após o seu discreto rollout em Everett, Washington, na fábrica da empresa em 24 de agosto

A aeronave, é 6 metros mais longa e é derivada do 787-8, e no momento está programada para realizar testes do sistema de combustível nos próximos dias e realizar verificações iniciais do motor mais cedo na próxima semana. Assumindo que nenhum problema será descoberto durante os testes iniciais de ativação dos seus sistemas, os testes de táxi e primeiro voo deverão ocorrer em meados de setembro. O primeiro 787-9 está programado para ser entregue ao cliente lançador Air New Zealand, em meados de 2014.

A Boeing está alocando três aeronaves para testes e certificação que vai levar cerca de seis meses, e irá introduzir uma quarta aeronave com a configuração final no final do programa para os testes de funcionamento e confiabilidade. A primeira aeronave, ZB001, é o 787 número 126 a sair das linhas de produção de Everett e em Charleston, SC. A Boeing diz que o segundo e o terceiro 787-9s, ZB002 e ZB021, já estão na montagem final.

Após os desafios extremos e atrasos encontrados com o 787-8, a pressão está sobre a Boeing para garantir que os testes do 787-9 ocorram de forma muito mais suave. No entanto, apesar das exigências ambiciosas do projeto – que está sendo configurado para transportar mais 40 passageiros e voar mais 300nm do que o 787-8 – a Boeing parece bastante confiante para cumprir as espectativas relativas ao desempenho, bem como o cronograma do projeto. Em comparação com o 787-8, o -9 possui duas seções com cinco quadros em ambos os lados da asa. O peso máximo de decolagem (PMD) é de 553.000 lb, ou pouco mais de 50.000 lb do que o 787-8, enquanto o peso vazio é em torno de 2% a menos do especificado.

A Boeing tem atualmente 376 pedidos para o 787-9, ou 40% do total dos pedidos de 787 da carteira firme de encomendas de 936. O resto é composto por 510 787-8s e 50 do recém-lançado 787-10 ‘double-stretch’ derivado.

FONTE: AviationWeek

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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