Boom lança seu jato demonstrador supersônico XB-1 “Baby Boom”

Por Joseph Trevithick, Thomas Newdick e Tyler Rogoway

A Boom Supersonic revelou oficialmente sua aeronave de demonstração supersônica XB-1, também conhecida como “Baby Boom”. A empresa planeja começar a voar com o jato no próximo ano como parte do trabalho em um projeto de avião supersônico maior para 55 passageiros, conhecido como Overture.

A empresa de aviação sediada no Colorado lançou o XB-1, que carrega o código de registro civil dos EUA N990XB, em um evento virtual devido à pandemia COVID-19 em 7 de outubro de 2020. A empresa primeiro disse que estava desenvolvendo este demonstrador em Novembro de 2016, cerca de oito meses após anunciar seus planos para a Abertura.

“A Boom continua progredindo em direção à nossa missão de fundação, tornar o mundo dramaticamente mais acessível”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom, em um comunicado à imprensa. “O XB-1 é um marco importante para o desenvolvimento de nosso avião comercial, o Overture, tornando o vôo supersônico sustentável a tendência dominante e promovendo a conexão humana.”

O XB-1 de 71 pés de comprimento apresenta uma forma plana alongada de asa delta com envergadura de 17 pés que “equilibra a estabilidade em baixa velocidade na decolagem e pouso com eficiência em alta velocidade”, de acordo com o comunicado de imprensa da Boom. A aeronave faz uso intensivo de materiais compostos de carbono em sua construção, que manterão sua “resistência e rigidez, mesmo sob as altas temperaturas e tensões do vôo supersônico”. O demonstrador deve ser um protótipo em escala de um terço do futuro avião comercial da Abertura.

Três turbojatos General Electric J85-15 , fornecendo mais de 12.000 libras de empuxo, no total, irão impulsionar o jato, que deverá ter uma velocidade máxima em torno de Mach 2,2. Esses motores são variantes do mesmo motor usado no avião de treinamento T-38 Talon da Força Aérea dos Estados Unidos, entre outras aeronaves. Boom também diz que a aeronave tem “uma das entradas do motor possui maior eficiência supersônica já testada” para acompanhar esses motores.

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