BRASIL: País pobre, é país sem memória!

KC-137-2401
KC-137-2401

Por Comandante W. Duck 

Eu recebi as fotos de uma pessoa que trabalha com sucatas, e que registrou o desmanche de dois Boeing 707 da Força Aérea Brasileira (FAB).

FAB 2401 (cn 19840), ex.VARIG PP-VJY, que servia a Presidência da República, foi impiedosamente destruído no pátio militar do Galeão, ao ar livre, para a alegria daqueles que o apelidaram jocosamente de “sucatão”. Por sua vez, o FAB 2403 (cn 20008), ex.VARIG PP-VJH, foi desmontado dentro do hangar do PAMA/GL.

Todos os Boeing 707 que a FAB operou foram da VARIG, inclusive o FAB 2400, que nunca chegou a ser recebido pela força aérea. Ele era o PP-VJK (cn 19822), que sofreu um trágico acidente na Costa do Marfim, dias antes da VARIG entregá-lo ao novo operador.

O FAB 2404 (cn 19870), ex.VARIG PP-VLK, sofreu um acidente no Haiti no ano passado, e muito provavelmente foi desmanchado por lá mesmo. Ainda mantendo as condições de vôo, só sobrou mesmo o FAB 2402 (cn 19842), ex. PP-VJX, que está sendo negociado com o a Força Aérea do Chile, mas que nos estamos torcendo para que ele vá para o Museu da TAM ou para o MUSAL.

Ao contrário do meu conhecido que trabalha com sucatas, eu não tenho como não ficar triste quando vejo, mesmo que já estejam combalidos e que não tenham mais condições operacionais, aviões sendo demolidos, mas sei que esse é o jogo da vida e não há como mudar. Por melhor que tenha sido a manutenção que eles receberam na VARIG e na FAB, a idade chega, as horas de voo se acumulam, os ciclos de pressurização e o número de pousos também vão se somando e chega um dia em que não dá mais.

Honra e glória a esses queridos heróis alados!

Espero que novos tempos venham, que novos ventos soprem sobre a nossa amada Pátria mãe gentil e que eles sejam substituídos à altura. À altura, é claro que em termos de aeronaves mais modernas e atualizadas, porque “maquinão” como o Boeing 707 vai ser difícil a indústria aeronáutica conseguir igualar.

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É claro que agora existem aviões mais velozes, mais econômicos, mais fáceis de pilotar e cheios dos “trique-triques” eletrônicos, mas bicho porreta igual ao 707 e a alguns outros da geração dele, não tem e vai ser difícil aparecer.

Momento especial para o autor. REVO com o F-5E  (pintura comemorativa dos 30 anos do caça na FAB). Obrigado 2401.

Quem pilotou, pilotou, quem não pilotou, não sabe o que perdeu.

* Nota do editor: essas imagens acima literalmente cortam o nosso coração. Quem gosta de aviação, gosta do Boeing 707! Se perdeu aí uma grande chance de preservar uma célula em museu, para que nossos filhos e seus descendentes, pudessem conhecer o verdadeiro clássico da aviação mundial. Restou inteiro o 2402 ainda em condições de voo, que pelo andar da carruagem, será despachado para outro país. Triste sexta-feira para a aviação brasileira.

FONTE: Site AeroEntusiasta

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