Caças da OTAN interceptam aeronaves russas sobre o Báltico e o Mar Negro

F-18s espanhóis rastreando uma aeronave russa sobre o Mar Báltico que não está em conformidade com os regulamentos internacionais de segurança aérea. Foto: Força Aérea Espanhola.

RAMSTEIN, Alemanha – Caças da OTAN estacionados ao redor do Mar Báltico e do Mar Negro se mobilizaram várias vezes nos últimos quatro dias para rastrear e interceptar aeronaves russas perto do espaço aéreo da Aliança. Esta resposta coletiva de rotina demonstra a prontidão, vigilância e capacidade de resposta da OTAN.

Os radares da OTAN rastrearam várias aeronaves não identificadas sobre os mares Báltico e Negro desde 26 de abril. Em resposta, os Centros de Operações Aéreas Combinadas da OTAN (CAOC) em Uedem, Alemanha e Torrejón, Espanha lançaram aviões de combate em suas respectivas regiões para interceptar e identificar as aeronaves se aproximando.

Os caças Quick Reaction Alert (QRA) da Polônia, Dinamarca, França e Espanha estiveram no ar em diferentes momentos na região do Mar Báltico desde terça-feira para proteger o espaço aéreo aliado. Na região do Mar Negro, aeronaves QRA da Romênia e do Reino Unido foram enviadas para investigar contatos desconhecidos que se aproximavam do espaço aéreo aliado.

Mirage 2000 francês operando a partir da Base Aérea de Amari, na Estônia, decola em resposta a aeronaves russas perto do espaço aéreo aliado. Foto: Força Aérea Francesa

“Os aliados destacados do norte ao sul da Europa permanecem unificados em apoio à missão de policiamento aéreo da OTAN”, disse o major-general Jörg Lebert, chefe do Estado-Maior do Comando Aéreo Aliado. “A resposta rápida dos dois CAOCs da OTAN demonstra a prontidão e capacidade das forças da OTAN para proteger os céus aliados 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.”

As aeronaves militares russas geralmente não transmitem um código de transponder indicando sua posição e altitude, não apresentam um plano de voo e não se comunicam com os controladores de tráfego aéreo, representando um risco potencial para os aviões civis. As aeronaves russas interceptadas nunca entraram no espaço aéreo da Aliança e as interceptações foram realizadas de maneira segura e rotineira.

Os caças da OTAN estão em serviço 24 horas por dia, prontos para entrar em ação em caso de voos suspeitos ou não anunciados perto do espaço aéreo de nossos Aliados. O policiamento aéreo é uma forma importante pela qual a OTAN fornece segurança para seus membros.

FONTE: Gabinete de Relações Públicas do Comando Aéreo Aliado

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