Caças Gripen suecos interceptam navios russos no Báltico durante o Natal

Durante o fim de semana de Natal, grande parte do pessoal das Forças Armadas da Suécia (Försvarsmakten) esteve ativo. Uma tarefa importante que sempre deve ser resolvida é o trabalho com um quadro da situação atual da área imediata. Isso é feito por meio de monitoramento contínuo e processamento de vários sistemas e ferramentas.

As Forças Armadas aplicam a defesa ativa, o que significa que sempre existem capacidades e recursos em pronto emprego, que são rapidamente acionadas. O caça Gripen, por exemplo, decolou no dia de Natal (25/12) para documentar e verificar duas embarcações de desembarque russas no mar Báltico. A atividade em si não é necessariamente surpreendente, mas as Forças Armadas estão sempre vigilantes sobre as atividades estrangeiras na área.

O aumento da atividade militar acarreta maiores demandas em uma situação atual e relevante. “Uma imagem correta da situação é fundamental para eu poder fazer as avaliações certas e tomar as medidas e ajustes que a situação exige, independentemente de ser no dia de Natal ou em um dia normal da semana”, disse o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, General Michael Claesson.

“As Forças Armadas monitoram de perto a situação de segurança na área imediata durante todo o ano. Feriados e fins de semana prolongados não são exceção, muito pelo contrário, é quando os outros estão livres e se concentram em outras atividades, que nossa missão se torna extremamente importante. Devemos estar sempre preparados”, concluiu Michael Claesson.

Sair da versão mobile