Chile: Modernização dos P-3ACh da Marinha e novos aviões de transporte médio para o Exército

A Marinha do Chile possui atualmente três P-3ACh pertencentes a um lote de oito adquiridos no inicio dos anos de 1990, no Esquadrão de Patrulha Naval VP-1. Foto Marinha do Chile

Por Ivan Plavetz

A Marinha do Chile planeja um programa de extensão da vida operacional dos seus aviões de patrulha marítima Lockheed P-3ACh, melhorando algumas de suas características e mantendo-os em condições de operar no mínimo até 2030. Segundo fonte local, os P-3ACh terão suas asas trocadas, seus quatro motores atualizados e será feita a integração da capacidade de lançamento do míssil antinavio AGM-84 Harpoon da Boeing.

A Marinha do Chile possui três P-3ACh pertencentes a um lote de oito adquiridos no inicio dos anos de 1990 para cumprir missões com o Esquadrão de Patrulha Naval VP-1, sendo que dois deles foram modernizados alguns anos atrás com a instalação de um novo sistema tático que incluiu a integração de radar de origem israelense de abertura sintética (SAR) Elta EL/M2022 e novos sistemas de inteligência e contramedidas eletrônicas.

C-27J Spartan foto: Alenia Aeronautica

Ao mesmo tempo, o Exército do Chile lançou recentemente um programa de seleção visando à compra de novos aviões de transporte médio destinados para a Brigada de Aviação do Exército do Chile (BAVE). Devem ser adquiridos entre dois ou três exemplares com opção para mais cinco ou seis, totalizando oito unidades. Os novos aparelhos substituirão os CN-235 e C-212, ambos fabricados pela então CASA da Espanha.

CASA C-295 (C-105 Amazonas na FAB)

Fontes chilenas informaram que a italiana Alenia Aeronautica e a Airbus Military responderam ao RFI (Requisição de Informações) emitido pelo Exército do Chile apresentando o C-27J Spartan e o C-295 como candidatos, respectivamente. De acordo com as mesmas fontes, o requerimento do Exército esta sendo tratado como prioridade, devendo o resultado da concorrência ser divulgado até o final de setembro próximo.

FONTE: T&D

Sair da versão mobile