COMDABRA – Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro

Comdabra
Sala de Controle do COMDABRA em Brasília

O COMDABRA – Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, é o único comando operacional da estrutura militar de defesa permanentemente ativado, é responsável pela defesa do Brasil contra qualquer tipo de ameaça aeroespacial, garantindo a nossa soberania nacional.

Comandado por um oficial general da Força Aérea Brasileira (FAB), possui uma estrutura conjunta formada por militares das três forças armadas, flexível o suficiente para permitir, sem solução de continuidade, operar em tempo de crise ou conflito.

O COMDABRA tem o controle operacional das Unidades de Defesa Aérea e Antiaérea, quando operando no território nacional, utilizando-se de quatro centros de operações, através dos quais exerce o controle tático de todos os meios.

Com base no nível de ameaça existente, o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) opera em diferentes “Estados de Alerta (ESTALE)”, que estabelecem níveis de prontidão a serem observados pelo sistema, bem como os meios a serem disponibilizados. Tais níveis representam situações diversas, que vão desde o tempo de paz até conflito de grandes proporções.

Mas, para que tudo esteja 100% coberto, é necessário o trabalho conjunto com meios aéreos de detecção, controle e interceptação, como as aeronaves AE&W/C E-99 e, de meios aéreos de interceptação, como caças, helicópteros e o Super Tucano, que é utilizado contra o tráfego ilícito, (contrabando e narcotraficantes), sendo a melhor plataforma para este tipo de operação, principalmente pela possibilidade de voar em uma faixa de velocidade baixa, ser facilmente desdobrado para aeródromos sem qualquer apoio logístico, inclusive com pistas não preparadas e ter um custo de operação bastante reduzido.

Sair da versão mobile