Cresce o interesse da Índia pelo V-22 Osprey

V-22 Osprey_01

As forças armadas indianas parecem estar dispostas a considerar o Bell-Boeing V-22 Osprey como uma possível futura plataforma. O que começou como um interesse na aeronave tilt-rotor, única operacional no mundo, cresceu tendo em vista um conjunto específico de missões que as Forças Armadas indianas têm sinalizado como possíveis futuros papéis do Osprey na Índia.

Embora tenha se tido notícias há algum tempo que a Marinha indiana teria mostrado interesse no Osprey, como uma potencial plataforma embarcada de AEW&C e de COD (Carrier On Board Delivery), sabe-se agora que a Força Aérea da Índia (IAF) pediu consultas sobre a aeronave para CSAR e para operações especiais.

Depois de adquirir o C-130J para missões de operações especiais, a IAF se mostra agora interessada em considerar o papel do tilt-rotor, à medida que expande sua capacidade de forças especiais em conjunto com o Exército.

Fontes da IAF disseram que: “Depois de um início instável, o V-22 é agora uma plataforma comprovada pela US Navy e USMC, demonstrando bem as suas capacidades, tanto no Iraque quanto no Afeganistão. Solicitamos informações preliminares com base em determinados cenários, que concluímos que seriam possíveis de serem abordados por uma aeronave como o V-22.” Uma equipe da Bell-Boeing realizou reuniões informais com militares indianos durante a Aero India 2013.

Sair da versão mobile