Custos de desenvolvimento para o programa de modernização do F-35 aumentaram US$ 1,9 bilhão em um ano

Por Valerie Insinna

WASHINGTON – Os custos de desenvolvimento estimados para o programa de modernização em andamento do F-35 Joint Strike Fighter aumentaram em US$ 1,9 bilhão desde 2019, e o esforço deve se estender até 2027, disse o US Government Accountability Office em um novo relatório de 18 de março.

Ao longo do programa de modernização do F-35 Block 4, que começou oficialmente em 2018, o Pentágono atualizará o hardware e software do jato produzido pela Lockheed Martin, adicionando novos recursos de armas e sistemas de computação.

Mas devido aos desafios no desenvolvimento e teste de algumas dessas novas tecnologias, bem como atrasos contínuos no cronograma, a estimativa mais recente do Departamento de Defesa dos EUA em 2020 mostra que o desenvolvimento do Block 4 agora está projetado para chegar a US$ 14,4 bilhões, disse o GAO.

F-35A – USAF

Enquanto isso, o esforço de modernização – que inicialmente era esperado para terminar em 2026 – agora está programado para concluir um ano depois, embora o GAO tenha notado que o cronograma é baseado em “estimativas formuladas no início do esforço do Block 4” e não no desempenho demonstrado. Portanto, é possível que “a data de conclusão programada para 2027 não seja alcançável”.

O GAO listou uma série de razões para o crescimento de custos de US$ 1,9 bilhão. Um aumento de custo para testes de vôo resultou em uma cobrança adicional de US$ 705 milhões; despesas gerais e administrativas aumentaram em US$ 471 milhões; e o custo de um novo laboratório de treinamento adicionou US$ 336 milhões. Um pacote de atualizações de sistema de computação, conhecido como Technology Refresh 3, teve um aumento de custo de US$ 296 milhões.

A notícia dos aumentos de custo vem semanas depois que o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General CQ Brown, reconheceu que a Força está conduzindo um estudo tático de aeronaves para explorar se deveria comprar menos F-35s. Atualmente, a Força Aérea dos EUA é o maior cliente do F-35, com 1.763 F-35As incluídos no programa de registro do serviço.

O presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara, Adam Smith, D-Wash., Indicou sua própria frustração com os custos do programa F-35 durante um evento de 5 de março, onde disse que a nação deveria “parar de jogar dinheiro naquele buraco de rato em particular”.

Em um comunicado, o tenente-general Eric Fick, executivo do programa F-35, disse que o governo continua a fazer progressos no Block 4. “Os riscos do programa ainda existem, mas são bem compreendidos e gerenciados ativamente”, disse ele.

O Pentágono emitiu anteriormente uma estimativa de custo de sete anos para o esforço do Block 4, alegando em 2018 que o programa custaria US$ 10,6 bilhões do ano fiscal de 2018 ao ano fiscal de 2024. O departamento não forneceu dados do ano fiscal de 2025 ao ano fiscal de 2026, quando o programa foi originalmente programado para terminar.

A nova estimativa de custo de US$ 14,4 bilhões cobre todos os anos associados ao programa, incluindo os custos relacionados ao Block 4 desde o EF13. “No entanto, mais da metade do aumento desde que relatamos no ano passado, US$ 1,9 bilhão, é o crescimento do custo líquido dentro de vários aspectos do programa de desenvolvimento do Block 4” e não pode ser atribuído aos custos de anos anteriores ou despesas planejadas durante o ano fiscal de 2025 a fiscal de 2026, disse o GAO.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Defense News

 

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