Custos do caça F-35 Lightning estão fora de controle, segundo o GAO

Por John Vandiver

O fracasso em controlar os estouros de custo das aeronaves F-35 deve forçar o Pentágono a reduzir sua frota de aviões de guerra avançados, a menos que possa encontrar novas economias, disse um relatório da agência fiscalizadora do governo a Government Accountability Office (GAO).

O desenvolvimento do caça F-35, o sistema de armas mais caro da história do Departamento de Defesa, enfrentou custos cada vez maiores durante anos. E embora os militares tenham tentado reduzir despesas, esses esforços “produziram resultados limitados”, disse o relatório do GAO divulgado na quarta-feira.

“A incapacidade do DOD de conter os aumentos nos custos de sustentação do F-35 e fazer progresso em relação às restrições de acessibilidade estabelecidas dos serviços, se deve em parte ao departamento não ter uma abordagem estratégica clara em todo o programa F-35”, disse o GAO

Cerca de 400 F-35s já estão em serviço, tornando a aeronave uma parte crescente da frota tática do Pentágono.

O Pentágono planeja adquirir cerca de 2.500 F-35s com um custo de ciclo de vida estimado superior a US $ 1,7 trilhão, disse o GAO. Cerca de US $ 1,3 trilhão desses custos estão relacionados à operação e manutenção da aeronave. A projeção reflete um aumento de mais de US $ 150 bilhões em relação às estimativas de 2012, disse o GAO.

Também é bilhões a mais do que os serviços podem pagar, tornando os planos atuais insustentáveis, disse o GAO.

“Recomendamos, entre outras coisas, que o Congresso considere fazer futuras aquisições de F-35 condicionadas ao progresso na redução dos custos de manutenção”, disse o documento.,

O GAO também recomendou que o Congresso exija que o Pentágono informe anualmente sobre o progresso no cumprimento das restrições de custo e desenvolva um plano acessível para sustentar a futura frota de F-35.

A Força Aérea enfrenta o maior desafio na redução de custos. Ele está comprando cerca de 70% dos F-35s e deve cortar o que gasta em cada avião em 47%, ou a prontidão de seus esquadrões poderia ser “afetada negativamente”, disse o GAO.

Mesmo se a Força Aérea adquirisse todas as peças sobressalentes do F-35 de graça nas próximas décadas, ainda ficaria consideravelmente aquém da meta de corte de custos, disse o relatório.

O programa F-35 enfrentou problemas e atrasos desde o início. Muitas das aeronaves continuam incapazes de realizar uma gama completa de missões, disse o relatório.

Entre 2019 e 2020, a taxa de capacidade anual média da frota de F-35 dos EUA – a porcentagem de tempo durante o qual a aeronave pode voar e realizar uma de suas missões – melhorou de 59% para 69%. Sua taxa de capacidade de missão completa melhorou de 32% para 39%.

“As taxas de capacidade de missão do F-35 melhoraram recentemente, mas ainda não atendem aos requisitos dos combatentes”, disse o GAO.

O Departamento de Defesa concordou parcialmente com as recomendações do GAO em uma resposta escrita incluída no relatório. O Pentágono está atualizando um documento de estratégia de acessibilidade que abrangeria o ciclo de vida esperado do F-35 e revisaria as restrições de corte de custos.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

NOTA do EDITOR: Há quem ainda critique a escolha da FAB pelo caça Gripen E/F da Saab, alguns até sugerindo que o valor unitário do F-35 seria mais em conta. Ai se verifica que a realidade é bem diferente, quando orgãos oficiais dos EUA criticam abertamente os custos de operação do F-35. Será que a FAB aguentaria manter o F-35? Se nem a USAF e a US Navy aguentam. “Mesmo se a Força Aérea adquirisse todas as peças sobressalentes do F-35 de graça nas próximas décadas, ainda ficaria consideravelmente aquém da meta de corte de custos.” Vale a reflexão sobre essa notícia.

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