DARPA trabalhando no estudo de caças de sexta geração

A Agência Projetos de Pesquisas Avançadas de Defesa do Pentágono (DARPA) está estudando os conceitos para a próxima geração de aeronaves de combate com uma nova perspectiva para domínio aéreo que deve produzir resultados a partir do orçamento do próximo ano.

O que virá em seguida?
O que virá em seguida?

A Diretora da DARPA, Arati Prabhakar diz que o estudo de domínio aéreo cresceu a partir de conversas que ela teve com o chefe do programa de aquisições do Pentágono Frank Kendall, quando ela assumiu o comando da DARPA ano passado. “Dessas conversas surgiu a idéia de dar uma olhada no conceito de domínio aéreo e nos perguntando sobre como poderíamos criar esta mudança de geração e como poderíamos estender a nossa capacidade de superioridade aérea”, diz ela. No entanto, Prabhakar acrescenta a ressalva de que “não irá realmente surgir uma tecnologia “bala de prata” que, por exemplo, pode vir a estender a nossa superioridade aérea pelas próximas três ou quatro décadas.”

Mas o Pentágono acredita que deve começar a estudar tecnologias para enfrentar ameaças avançadas porque as ameaças futuras serão muito mais perigosas do que os inimigos que os EUA tem enfrentado desde o final da Guerra Fria. “Frank Kendall, penso eu, também tinha uma visão bem forte de que, em primeiro lugar, é muito importante para nós quando criarmos esta mudança de gerações tenhamos a capacidade de reconhecer que as ameaças que vamos enfrentar no futuro tenderão a ser muito mais sofisticadas do que o que temos visto na última década “, diz Prabhakar.

Prabhakar diz que DARPA tem “deliberadamente” escolhido uma “abordagem sistêmica” para o problema. “Isso não é uma pergunta sobre como será a aparência da nossa próxima aeronave, e sim é uma pergunta sobre o que são todos os recursos que ele irá incorporar, em camadas e em conjunto, a fim de realmente estender de forma mais abrangente o conceito de superioridade aérea”, diz ela.

A DARPA está conduzindo o estudo em conjunto com a Força Aérea dos EUA e da Marinha os EUA. No momento existem oito gestores de programas da DARPA trabalhando em conjunto com especialistas da USAF e USN em tecnologias para o projeto da aeronave da próxima geração. Essas áreas de tecnologia abrangem redes e comunicações, controle do espectro eletromagnético, detecção através do espectro eletromagnético, trabalhos em conjunto entre aeronaves tripuladas e não tripuladas, e o papel de sistemas baseados no espaço. “Este trabalho que está demandando muita energia nos últimos meses”, diz Prabhakar.

Os resultados preliminares do estudo podem vir a influenciar o orçamento para esse programa tão cedo quanto o ano fiscal de 2015.

“Neste momento, estamos a apenas alguns meses no estudo, e o que eu espero que sairá disso são algumas iniciativas para o próximo ciclo orçamentário”, diz Prabhakar.

O que os fabricantes vem fazendo?

O conceito atual da Boeing

Conceito de Sexta Geração da Boeing

Recentemente a Boeing revelou uma versão atualizada do seu conceito F/A-XX, durante a exposição de Mar-Ar-Espaço para o Comando Naval em Washington, DC.

Algumas das propostas para a aeronave seriam:

Aeronave sem cauda bimotora, com versões pilotadas e controladas remotamente

Canards, o que é uma surpresa considerando que esse tipo de superfícieis móveis podem comprometer a furtividade da seção frontal da aeronave. Embora a ausência de calda indique que a aeronave deve vir a ter a sua furtividade aumentada em vários ângulos.

Além disso é possível observar que a visão traseira da versão pilotada da aeronave é relativamente limitada, e o conceito aparentemente não apresenta sensores “para tras” como no F-35.

Esse conceito é em resposta a uma solicitação da Marinha Americana feita em 2012 que tem como o objetivo inicar os estudos para uma aeronave de superioridade/negação aérea para substituir os Super Hornets e Growlers a  partir da década de 2030.

O audaz conceito para sexta-geração da Lockeed Martin

A famosa Divisão Skunk Works da Lockeed Martin, está propondo uma série de evoluções bem audazes para a próxima aeronave de combate dos EUA que surgirá a partir da década de 2030.

Conceito de Sexta Geração da LM

A sua aeronave conceito apresenta um nariz semelhante ao do F-22 com uma asa arredondada e cauda praticamente inexistente. O conceito sugere novos níveis de velocidade e agilidade.

Por enquanto não foi revelada uma versão não-tripulada do conceito, mas de acordo com a visão da LM em resposta a FlightGlobal “simplesmente remover o piloto de uma aeronave e algumas melhorias em assinatura de radar e alcance não se constituem em um salto tecnológico por si só.”

A LM diz estar olhando para aumento significativo de velocidade, maior alcance e novas capacidades como estruturas que se auto-reparam e furtividade multi-espectral.

Essas capacidades tem que ser suportadas por novas descobertas em propulsão, materiais, geração de energia e armamento.

Para que esse salto seja realmente significativo para a próxima geração de aeronaves de combate a LM diz que mais investimento em pesquisas será necessário e isso não sairá barato.

O conceito da Northrop Grumman

Conceito de Sexta Geração da Northrop Grumman

Até agora pouco se sabe dos planos da Northrop Grumman, além de um desenho-conceito que sugere armas de energia (laser) e comunicação de dados furtiva.

Com o passar do tempo vamos atualizar os leitores com mais informações, mas é bom deixar registrado que hoje a DARPA já trabalha pensando em Sexta-Geração e quais são os conceitos iniciais sendo propostos pelas Equipes de Pesquisa desses grandes fabricantes aeronáuticos.

FONTE: Compilação de vários artigos da FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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