DCTA 2015: O lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste

Um lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste de motores na DIGEX em São José dos Campos.

Por Rubens Barbosa Filho

O B727 foi concebido em 1960 e voou em 1963 na versão B727-100. A inovação à época era a utilização de engenhosa geometria de asas e de um eficiente sistema de flaps , o que permitia pousos em velocidades menores e uso de pistas mais curtas viabilizando sua utilização em aeroportos com menos infraestrutura, chegando onde o Boeing 707 não podia chegar.

Em 1967 a Boeing lançou a versão alongada B727/200 e B727/200F de onde se origina a versão da aeronave desta foto. Este tipo (/200F) já operou no Brasil nas cores da FLY, Itapemirim Cargo, Varig Cargo, Varig Log, Vaspex, Rio, TAF, ATA e Via Brasil.

Entre 1967 e 1984 foram fabricadas 386 aeronaves na versão /200 , ano em que foi substituído pelo B757. No total, em todas as versões, foram produzidas 1831 unidades desta aeronave.

     

Este lendário B727-2M7/F, operado pela Total Cargo, é o exemplar c/n 21502 e foi fabricado em 1978. Já voou nas cores da Hughes Airwest, Ecuatoriana de Aviación, e Lloyd Aéreo Boliviano.

 Neste tipo de aeronave hoje, normalmente, são usados motores Pratt & Withney JT8D-217 sendo o #2 equipado com Hush Kit para redução de ruído.

A maioria dos pilotos (e alguns aeroentusiastas) sonham em voar esta lenda , seja na esquerda, na direita ou até mesmo na cabine, e ao avistarem-no, onde quer que estejam, o reverenciam respeitosamente. Alguns até com os olhos marejados devido à poeira, é claro, se é que me entendem…

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