Defesa da fronteira: FAB faz exercício de combate e interceptação no aeroporto internacional de Manaus

O 1º Esquadrão do 4º Grupo de Aviação – Esquadrão Pacau, está fazendo, desde esta segunda-feira (27), o Exercício Continuado, com a operação das aeronaves F-5M em missões de combate aéreo, reabastecimento em voo e interceptação de aeronaves, efetuando suas decolagens e pousos diurnos e noturnos no aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O treinamento está previsto para ir até sábado, em Manaus.

“O Esquadrão PACAU sediado na Base Aérea de Manaus opera as aeronaves de alto performance F-5M com a finalidade de realizar a defesa aérea das fronteiras da Amazônia Ocidental. Para isso, é necessário treinamento intensivo e com o maior realismo possível. O Aeroporto é utilizado pois possui uma pista de pouso com tamanho ideal para que as aeronaves carreguem maior quantidade de combustível e equipamentos eletrônicos.

Nesta semana, serão realizadas missões de combate aéreo para simular o conflito entre dois países fictícios” comentou o Tenente-Coronel Helmer Barbosa Gilberto, Comandante do Esquadrão Pacau.

Esse treinamento intensivo visa alcançar os objetivos propostos pelo Comando da Aeronáutica, no que se refere a qualificação operacional dos pilotos de caça, mecânicos e pessoal de apoio do Esquadrão Pacau e da Base Aérea de Manaus (BAMN), bem como dos controladores do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em um aeródromo diferente do usual. A operação também conta com apoio da Unidade Celular de Intendência do Sétimo Comando Aéreo Regional (COMAR VII) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), que fornecem o suporte para a execução das missões.​

FONTE: Rede Tiradentes (AM)

Sair da versão mobile