DGA qualifica o Rafale para o padrão F4.1

A direction générale de l’armement (DGA) realizou a qualificação do padrão F4.1 da aeronave de combate Rafale em 13 de março de 2023, permitindo sua entrada na era do combate aéreo colaborativo.

O padrão F4.1 inclui capacidades de combate aéreo colaborativo, a integração de armamento AASM de 1.000 kg, um fortalecimento da aeronave contra ameaças cibernéticas, novas funções para os sensores Talios, OSF e RBE2 e primeiros desenvolvimentos no campo de conectividade.

Este novo padrão traz grandes desenvolvimentos de capacidade no campo do combate aéreo, como a integração da mira do capacete Scorpion, melhorias no controle de tiro para o uso do míssil Meteor (míssil gerenciado por uma aeronave diferente da aeronave de disparo), evolução da ameaça passiva algoritmos de detecção, bem como maiores capacidades de troca de dados entre Rafale.

A qualificação deste padrão mobilizou vários centros de perícia e testes da DGA, em ligação com as equipes de teste da Marinha Francesa, da Força Aérea e da Dassault Aviation. A primeira campanha de testes do Rafale F4.1, colocada sob a responsabilidade do DGA Flight Test Center, orreu em abril de 2021 em Istres. Numerosos testes na área de guerra eletrônica, resistência a ambientes aeronáuticos e armamentos também foram realizados nos últimos dois anos nos centros de Gerenciamento de Informações da DGA, Técnicas Aeronáuticas e Testes de Mísseis da DGA.

Todos os Rafales da Força Aérea e da Marinha da França serão gradualmente adaptados a este novo padrão.

A experimentação operacional da Força Aérea e da Marinha começou em 3 de março de 2023 e um primeiro embarque a bordo do porta-aviões Charles de Gaulle está planejado para ocorrer durante a primavera.

FONTE: DGA

Sair da versão mobile