Disparo bem sucedido de uma GBU-49 de um Rafale

FARNBOROUGH, Inglaterra, a Raytheon demonstrou com sucesso o disparo de uma bomba de precisão GBU-49 Paveway II aprimorada ™ guiada a partir de um Rafale da Marinha francesa Rafale.

O Rafale da Marinha Francesa foi equipado com um kit “Wipak ®, permitindo a integração deste tipo de munição em uma variedade de aeronaves sem qualquer religação ou software de gerenciamento.

Para a Raytheon, com a integração do kit “Wipak”  agora ficou fácil equipar vários tipos de aviões de combate com este tipo de munição, sem modificações. O sistema permite a facilidade de segmentação sem fio entre a munição e tiro sistemas de aeronaves.

Durante este teste, uma bomba Paveway II GBU-49 foi lançada em direção as instalações de teste Biscarrosse no sudoeste da França. O sistema de armas cumpriu todos parâmetros e acertou o alvo, com o resultado ficando bem acima dos requisitos.

O Wipak consiste de um transmissor sem fio, localizado na cabine do avião acoplado com uma interface para o condutor e um receptor colocado no Paveway. O Wipak permite a utilização da família de bombas Raytheon Paveway II em planos anteriormente incapazes de realizar as armas de precisão.

Sobre o Paveway:

A bomba Paveway tem um kit que transforma as bombas inteligentes do tipo de precisão de modo dual-GPS / INS e guiadas a laser. Quanto ao GBU-49, este armamento híbrido laser / GPS fortalece a capacidade de resposta da aeronave em condições meteorológicas adversas.

O laser só orientar significa, com efeito, que o feixe é mantido no alvo, a partir das tropas de terra ou de outro plano para guiar a bomba ao seu alvo. 
No entanto, o mau tempo, as nuvens podem causar interrupção do feixe. Se isso acontecer, a orientação GPS assumirá através das coordenadas passadas para a aeronave.

FONTE: Les Blogs

Sair da versão mobile