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Home Aviação

Embraer assina contrato firme para conversão de até 10 aeronaves cargueiras

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
24/06/2022 - 11:02
em Aviação
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· Primeiro contrato firme para o P2F da Embraer ocorre após um acordo anunciado em maio com a Nordic Aviation Capital (NAC) para até 10 posições de conversão para E190F/E195F;

· Entregas começam em 2024;

· E-Jets cargueiros oferecem mais de 50% de capacidade de volume, três vezes a gama de turboélices de carga grande e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies.

São José dos Campos, Brasil, 24 de junho de 2022 – A Embraer [B3: EMBR3, NYSE: ERJ] assinou um pedido firme para conversão até de 10 E-Jets em aeronaves cargueiras (P2F, passenger to freight, em inglês) com um cliente “não-divulgado”. As aeronaves virão da atual frota de E-Jets deste cliente, com entregas a partir de 2024. Este é o primeiro contrato firme para a conversão de E-Jets, sendo o segundo acordo para esse tipo de operação. Em maio, a Embraer e a Nordic Aviation Capital (NAC) anunciaram um acordo para ter até 10 posições de conversão para os jatos E190F/E195F.

As conversões para cargueiros dos E-Jets da Embraer oferecem desempenho e economia superiores no segmento – os E-Jets cargueiros terão mais de 50% de capacidade de volume, três vezes mais alcance que grandes turboélices de carga e custos operacionais até 30% menores do que aeronaves narrowbodies.

Com mais de 1.600 E-Jets entregues pela Embraer em todo o mundo, os clientes P2F se beneficiarão de uma rede global de serviços madura e bem estabelecida, além de contar com um amplo portfólio de produtos já disponíveis para apoiar suas operações desde o primeiro dia.

As conversões para cargueiro serão realizadas nas instalações da Embraer no Brasil e incluem: porta de carga dianteira principal; sistema de movimentação de carga; reforço do piso; barreira de carga rígida (RCB, na sigla em inglês) – barreira 9G com porta de acesso; sistema de detecção de fumaça de carga (compartimento de carga do convés principal classe E); alterações no Sistema de Gestão do Ar (arrefecimento, pressurização, etc); remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos.

Combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima é de 13.150 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F. Considerando a densidade de carga típica do comércio eletrônico, os pesos e volumes líquidos também são impressionantes: o E190F pode lidar com uma carga útil de 10.700 kg (23.600 libras), enquanto o E195F tem uma carga útil de 12.300 kg (27.100 libras).

Tags: E190FE195FEmbraerEmbraer Aviação ComercialNordic Aviation Capital (NAC)P2F (Passenger to Freight)
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Comentários 3

  1. Dudu says:
    2 meses atrás

    Por que a Embraer nao desenvolve a versao civil do kc 390?

    Responder
    • Johan says:
      2 meses atrás

      Com a crise na aviação por causa da COVID o que não falta são células disponíveis para venda e conversão a cargueiro muito mais em conta. Tanto que a Embraer identificou a oportunidade e lançou esse programa de conversão das versões mais antigas dos e-jets.

      Responder
  2. Johan says:
    2 meses atrás

    Mais uma vez a Embraer acertou em cheio!

    Responder

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