Embraer e IAI discutem pacto para aeronaves de missões especiais

RSAF_Gulfstream_IAI_G550_CAEW_(Conformal_Airborne_Early_Warning)

 

Israel Aerospace Industries e Embraer podem cooperar no mercado de aeronaves de missões especiais, com as discussões em curso vindo da demanda em potencial para esse tipo de aeronaves no Brasil e em outros países da América Latina.

Qualquer passo para trabalhar em conjunto nesses programas aproveitaria a relação já existente entre essas empresas que é baseada na modernização dos A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil que contam com um radar da Elta Systems subsidiária da IAI, além da manutenção dos motores dessas aeronaves.

Nos últimos anos, a Elta aumentou a variedade de plataformas possíveis para os seus programas de aeronaves especiais, que abrangem plataformas para alerta aéreo antecipado (AEW), inteligência eletrônica, vigilância terrestre e patrulha marítima.

A empresa já instalou equipamentos AEW no Boeing 707, Gulfstream G550 e Ilyushin Il-76, e está oferecendo um para o C295 adaptado em colaboração com a Airbus Military. Seu mais recente sucesso em termos de encomendas foi um acordo de 2012 para fornecer duas plataformas AEW baseados G550 para a força aérea italiana.

Um acordo de parceria com a Bombardier está permitindo a Elta oferecer uma versão de patrulha marítima do Q400, e oferecer derivados de missões especiais para o Global 5000, como para tarefas de vigilância terrestre.

A Elta está prevendo um aumento na demanda por aeronaves de patrulha marítima, com muitos países fazendo maiores esforços para proteger suas zonas econômicas exclusivas. A empresa israelense também está oferecendo para se adaptar Boeing 737  usados para missões especiais.

R-99B

Embraer já havia adaptado o seu avião EMB-145 para o uso como uma aeronave AEW e de reconhecimento.

FONTE: FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile