Embraer faz acordo de US$1,7 bi para 40 jatos 175 com potencial para US$4,1 bi

EMBRAER-175-Plus-United_001-edit

São José dos Campos, SP – 21 de maio de 2013 – A Embraer e a SkyWest Inc. (SkyWest) anunciaram hoje uma encomenda para 40 jatos EMBRAER 175. A SkyWest vai operá-los sob um acordo de compra de capacidade (CPA-Capacity Purchase Agreement, em inglês) com a United Airlines. Outros 60 pedidos firmes são reconfirmáveis e estão condicionados à assinatura de novos acordos por parte da SkyWest com empresas aéreas dos EUA às quais presta serviços. Além disso, o acordo também inclui opções para outros 100 jatos E175, elevando o potencial total do pedido para até 200 aviões.

O pedido firme para os primeiros 40 aviões será incluído na carteira de pedidos a entregar da Embraer do segundo trimestre de 2013. Esta venda é adicional ao recente contrato assinado pela Embraer com a United Airlines para 30 pedidos firmes e 40 opções para o jato E175.

Se todos os 100 pedidos firmes forem confirmados, o pedido tem um valor estimado de USD 4,1 bilhões, a preço de lista, o que representa uma das mais importantes encomendas da história das duas empresas. A SkyWest configurará a aeronave E175 em duas classes, com 76 assentos. A entrega do primeiro jato está prevista para o segundo trimestre de 2014.

“Este é realmente um marco para a Embraer. Como nosso maior cliente de aviões Brasilia e ERJ, a SkyWest agora seleciona o modelo aprimorado do E-Jet para sua frota, validando a confiança na Embraer e reconhecendo as grandes capacidades do E175 como a melhor aeronave na sua categoria”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Estou confiante de que o tecnologicamente avançado E175 será a principal aeronave da Empresa, trazendo maior eficiência à companhia aérea e um grande nível de conforto aos seus clientes.”

A SkyWest, com sede em Utah, nos Estados Unidos, é o maior grupo aéreo regional do mundo e controladora da SkyWest Airlines e da ExpressJet. Ambas as companhias aéreas têm uma longa história com a Embraer e foram algumas das primeiras clientes do turboélice EMB 120 Brasilia. Mais de 40 aviões deste modelo continuam voando nas rotas da SkyWest Airlines, principalmente no oeste dos Estados Unidos. A ExpressJet Airlines opera 249 aeronaves da família ERJ 145 e é a maior operadora do modelo no mundo.

Jerry Atkin, presidente e CEO da SkyWest disse: “Apreciamos a nossa parceria com a Embraer desde os anos 80, e agora é extremamente gratificante fazer esta significativa encomenda para o E175. Estamos confiantes de que o E-Jet vai servir muito bem nossos parceiros comerciais e passageiros, com grande conforto de cabine e o melhor custo operacional na sua categoria.”

Como líder no segmento de jatos de 70 a 120 assentos, a Embraer continua a investir na família de E-Jets, atualmente utilizada por cerca de 60 companhias aéreas de 40 países. A Empresa começou a implementar uma série de melhorias no jato E175, incluindo novas pontas de asa (wingtips), otimização de sistemas e refinamentos aerodinâmicos que reduzirão o consumo de combustível em até 5%. Intervalos de manutenção mais longos e melhorias de componentes aumentarão a produtividade da aeronave e diminuirão os custos de manutenção. Todos os aviões entregues à SkyWest incluirão estes aprimoramentos.

Mais de 150 jatos E175 estão atualmente em serviço em 12 empresas aéreas. Como o E175 não tem saídas de emergência sobre as asas, que podem restringir a disposição dos assentos, os operadores têm mais flexibilidade na configuração da cabine da aeronave. O E175 tem alcance de 3.706 km (2 mil milhas náuticas), capacidade de operação em pistas curtas (Short Field Performance) e desempenho superior para operação em altas temperaturas e grandes altitudes, qualidades que o tornam no avião ideal para o mercado norte-americano.

Embraer anuncia venda de Lineage 1000 durante a EBACE

Lineage 1000

Além disso a Embraer anunciou hoje, durante a 13ª Convenção e Mostra de Aviação Executiva Europeia (European Business Aviation Convention and Exhibition – EBACE), a primeira venda para um cliente da Bélgica (não revelado) de um jato Lineage 1000. O jato executivo da categoria ultra-large será operado pela FLYINGGROUP e estará disponível para voos charter. A entrega da aeronave está prevista para o segundo semestre de 2013.

Com alcance de até 8.149 km (4,400 milhas náuticas), o Lineage 1000 pode voar de Moscou a Nova York, com oito passageiros e reservas de combustível NBAA IFR. Ele também pode realizar voos de Genebra a Dubai, com 19 passageiros e reservas de combustível NBAA IFR. Além disso, partindo do Aeroporto London City, o Lineage 1000 realiza voos diretos para Moscou, Istambul, Cairo e Ilhas Canárias ou, com uma escala, para Los Angeles, Tóquio e Hong Kong.

 

FONTE: Embraer

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile