Brasília, 10 de dezembro de 2024 – O Ministério da Defesa da Eslováquia assinou hoje uma Carta de Intenções com o Ministério da Defesa do Brasil que pretende promover uma cooperação industrial mais próxima entre os dois países. Durante visita ao Brasil, o Ministro da Defesa da Eslováquia destacou que o Embraer C-390 Millennium é a opção que melhor atende aos requisitos da futura aeronave de transporte militar da Eslováquia. Também foi mencionada a importância dos países vizinhos que já adquiriram o C-390, possibilitando sinergias em termos de treinamento, logística e cooperação no desenvolvimento de capacidades futuras de suas frotas. O Ministério da Defesa da Eslováquia iniciará as negociações para a aquisição de três aeronaves C-390 em janeiro de 2025.
“O C-390 é atualmente a melhor aeronave em sua categoria devido ao seu baixo custo operacional, objetivo e confiabilidade, sendo capaz de realizar as mais diversas missões a qualquer hora e em qualquer lugar. Temos certeza de que o C-390 é a aeronave mais adequada para atender às necessidades da Força Aérea Eslovaca”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O C-390 Millennium está rapidamente se tornando a escolha preferida entre os países europeus membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e seus aliados, contribuindo para a modernização das suas forças armadas, acrescentando novas capacidades e aumentando a sua interoperabilidade com as forças aliadas.
O C-390 está em operação em Portugal e na Hungria, e já foi adquirido pela Holanda, Áustria e República Tcheca, além da Suécia, que recentemente selecionou a aeronave. Brasil e Coreia do Sul completaram uma lista crescente de nações que optaram pelo C-390.
Desde sua entrada em serviço na Força Aérea Brasileira (2019), e na Força Aérea Portuguesa (2023), a frota em operação acumulou mais de 15.500 horas de voo, com disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
FONTE: Embraer
Um caso raro de acordo em que o Brasil só ganharia : Vender KC 390 e conprar Zuzanas 2. O Estado de São Paulo ganharia duas vezes com mais uma encomenda para a fábrica da EDS em Gavião Peixoto e trabalho para ajudar a recuperar a Avibras, que seria responsável pela montagem do Zuzana 2 e tambem para o Paraná, em Ponta Grossa, na fábrica da Tatra, onde o chassi do obuseiro eslovaco seria montado.
O ministro da Defesa não deveria bem ler o acordo, simplesmente assinar sim para tudo e comemorar a contribuição da Defesa para geração de empregos qualificados bo Brasil.
Cara, você é fixado no Suzana 2 e nos ganhos para São Paulo.
Põe em sua cabeça que a decisão técnica do EB sobre o obuseiro autopropulsado deve ser respeitada e que nos devemos comprar o que há de melhor para nossas necessidades. E o que melhor atende às nossas necessidades, segundo testes altamente criteriosos feitos pelo EB é o Atmos, Ponto.
Além disso ponha seu bairrismo de lado e compreenda que a base industrial militar brasileira precisa ser apoioada e receber investimentos em todo território nacional, e não apenas em São Paulo. Este tipo de mentalidade bairrista é um dos piores empecilhos para o desenvolvimento do Brasil.
O atmos ganhou e virgula. A decisão finl3e politica. E nao faz sentindo algum um governo comprar equipamentos de defesa de oitro governo que subterraneamente conspira contra si.
O Zuzana 2 ficou em segundo lugar. Os Eslovacos ofereceram um desconto, alem da montagem aqui, alem de estarrm interessados em 3 KC 390. Se o Zuzana 2 for escokhido, serão mais empregos em Sao Joss dos Campos, Jacsrei e Ponta Grossa e se os eslovacos, escolherem o KC 390, mais empregos em Gaviao Peixoto.
Neu lema é : Me ajuda que eu te ajudo. E o seu deve ser “Me prejudica ue eh te ajudo”. Leve o Atmos pra sua casa ou entao va servir nas forças armadas israelenses.
Fantástico. O KC-390 está numa espiral ascendente de vendas e a tendência clara é que vá conseguir muitos outros clientes, para a nossa alegria e para a tristeza daqueles que disseram que era uma aeronave desnecessária e que seria um fracasso de vendas.
Só não é imbatível porque o lobby dis EUA aínda tem o poder de empurrar o inferior e ultrapassado C-130J goela abaixo de alguns.