Espanha encomenda 20 Eurofighters em contrato histórico para modernizar sua frota de aviões de combate

Ila-Berlin, 23 de junho de 2022 – A Agência de Gerenciamento da OTAN Eurofighter e Tornado (NETMA) assinou um contrato de referência para a aquisição de 20 caças Eurofighter mais recente. Conhecido como o programa Halcon, o pedido cobrirá a entrega de uma frota de aeronaves de combate equipadas com sistemas no estado da arte para substituir a frota de F-18 operada pela Força Aérea Espanhola nas Ilhas Canárias.

Este contrato verá a frota espanhola da Eurofighter crescer para 90 aeronaves. Com a primeira entrega prevista para 2026, essas novas aeronaves aprimorarão e posicionarão a frota de caça da Força Aérea Espanhola entre seus aliados da OTAN com o mais moderno jato de caça desenvolvido na Europa, além de garantir a atividade industrial até 2030.

‘Esta ordem adicional reforça o compromisso da Espanha, não apenas com o Eurofighter, mas também com seu desenvolvimento e ambiente industrial. Gostaria de agradecer ao cliente por sua posição firme em relação à defesa européia em um momento em que é mais necessário”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.

A aquisição, avaliada em € 2,043 bilhões, foi aprovada pelo Conselho de Ministros da Espanha em 14 de dezembro de 2021 e inclui a aeronave, os motores, um simulador e os serviços de apoio necessários.

Em serviço com a Espanha desde 2003, a Força Aérea do país opera o Eurofighter das bases aéreas de Morón (11ª ala) e Albacete (14ª ala), garantindo o território da Espanha e desempenhando um papel fundamental no coração da OTAN em diferentes missões de policiamento aéreo no Báltico e, mais recentemente, no Mar Negro. Com a chegada dessas novas aeronaves, a Espanha também equipará uma terceira base com o Eurofighter, a saber, Gando nas Ilhas Canárias, que abriga a 46ª ala.

O Eurofighter espanhol será montado, testado e entregue pela Airbus em Getafe (Espanha) e sua pegada industrial se traduz em mais de 20.000 empregos diretos e indiretos apenas na Espanha. As principais empresas de defesa nacional e tecnológicas estão envolvidas no processo de fabricação. A Airbus também trabalha em Getafe em coordenação com o Armamento e o Centro de Logística Experimental (CLAEX) da Força Aérea Espanhola para fazer várias modificações, como a implementação do novo pacote de software CM02+ para os Eurofighters Tranche 1. Uma grande melhoria tática oferecida por este software é a nova capacidade de direcionamento automático de armas ar-superficie após a integração do POD de direcionamento de Litening-III. Também foram introduzidos recursos adicionais de ar e ar-superfície, além de melhorias nos sistemas de comunicação.

O Eurofighter é o maior programa de defesa da Europa, envolvendo as quatro nações principais do Reino Unido, Espanha, Alemanha e Itália. Além de suas capacidades tecnológicas, protege mais de 100.000 empregos na Europa. Até o momento, o programa Eurofighter registrou 681 pedidos de aeronaves para 9 nações em todo o mundo.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile