Esquadrão HA-1 inicia qualificação de voo com OVN no WildLynx

No dia 09 de março, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) deu início ao Estágio de Qualificação em voos assistidos por Óculos de Visão Noturna (OVN) por um piloto do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1), na aeronave AH-11B “Wild Lynx”.

O estágio de qualificação tem como finalidade apoiar o início da campanha de qualificação em voos assistidos por OVN dos pilotos do Esquadrão, utilizando, por base, a doutrina e padronização, nesse tipo de voo, já incorporadas pelo 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1).

O HA-1 tem a missão atual de prover meios aéreos que integram os sistemas de armas dos navios de superfície da Esquadra, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo e a capacidade de reação dos navios. As aeronaves AH-11B, tipicamente orgânicas dos navios-escolta, farão parte, futuramente, dos sistemas de armas das Fragatas Classe Tamandaré, as quais estarão preparadas para operações aéreas assistidas por OVN.

Este primeiro voo marca o início de um importante avanço na capacidade operacional do Esquadrão, de modo a aprimorar o processo de identificação de navios inimigos em voos de esclarecimento, além de permitir a realização de pousos, decolagens e operações embarcadas com maior segurança para a tripulação.

Sair da versão mobile