No dia 26 de janeiro, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) recebeu mais uma aeronave AH-11B WildLynx N-4003, após modernização na empresa Leonardo Helicopters, no Reino Unido.
A chegada desta aeronave marca a quarta entrega, de um total de oito helicópteros, que além de ampliar a capacidade operacional do Esquadrão, visa equipar os Navios da Esquadra Brasileira.
A aeronave iniciará a fase de montagem para iniciar os voos de aceitação final, antes da sua incorporação ao setor Operativo da Marinha do Brasil, ampliando o horizonte operacional como futura aeronave orgânica das Fragatas Classe Tamandaré.
O contrato de modernização das aeronaves Super Lynx Mk21A para Mk21B contempla, entre outros, a instalação dos motores CTS-800-4N, aumentando desempenho e reduzindo limitações; a atualização do painel de instrumentos para “Full Glass Cockpit”, compatível com os Óculos de Visão Noturna (OVN); a atualização de sistemas táticos e de navegação; além da substituição do equipamento de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE-RWR).
Obrigado, sr. Wiltgen. Sempre com informações muito esclarecedoras.
👍🏻🚁⚓🇧🇷
Boa noite, sr. Wiltgen, as aeronaves AH-11A Super Lynx que não serão modernizadas (N-4011, N-4013 e N-4014) já estão desativadas ou continuam em uso ? Pergunto, pois já temos 04 AH-1B Wild Lynx, estando operacionais 03 deles (o N-4003 foi recebido agora).
Koprowski,
Estão todas desativadas.
A versão “Alfa” fez seu último voo na MB em 26/10/19, quando do regresso da N-4006 da UNIFIL, fechando um ciclo de 23 anos de serviço e mais de 28 mil HV.
Abs,
Boa tarde amigo Guilherme qual a previsão de chegada do ultimo Wildlynx do HA-1 ?
obrigado.
abraço.
Souto,
A previsão é 2023.
Abs,