Esquadrão HS-1 realiza teste do Chaff/Flare do Seahawk

Por Guilherme Wiltgen

O 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) realizou o Teste do Sistema de Auto Defesa e adestramento de tiro com a metralhadora MAG 7,62mm nos dias 07 e 08 de dezembro.

Um helicóptero SH-16 Seahawk se deslocou para a Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e no primeiro dia, efetuou tiros de metralhadora sobre o alvo na raia de tiro da Força Aérea Brasileira (FAB), na Marambaia, bem como os adestramentos de segurança para o posterior lançamento de Chaff/Flare.

Na manhã do dia 08/12, foi realizado com sucesso o primeiro lançamento do Chaff, sendo disparadas vinte e oito cargas. No mesmo dia no início da tarde, foi realizado o lançamento de mais sessenta cargas do Flare.

O helicóptero Sikorsky S-70B Seahawk, designado SH-16 na Marinha do Brasil, foi adquirido com a capacidade de lançar dispositivos de Chaff/Flare, por meio de dois sistemas ALE-47 CMDS (Countermesures Dispensing System), à ré de cada bordo, com capacidade para 60 cartuchos e variadas combinações de uso.

O chaff se constitui em um importante recurso para a guerra eletrônica, aumentando a chance de sobrevivência da aeronave contra armamentos antiaéreos e mísseis guiados por radar, enquanto que o flare é utilizado para desviar mísseis guiados por IR, lançando cartuchos de pirotécnicos incandescentes, à base de magnésio, que se tornam alvos bem mais atraentes que o calor gerado pela exaustão dos motores do helicóptero.

Com essa etapa concluída com sucesso, o EsqdHS-1 vai ampliar a sua capacidade operacional de contramedidas, alterando sua assinatura eletromagnética por meio do uso de Chaff e despistamento de ameaças que busquem uma assinatura de calor (espectro Infravermelho) com o uso do Flare.

O próximo passo será a avaliação operacional do sistema, como o carregamento e lançamento das cargas a partir dos navios, possibilitando maior versatilidade e segurança para a aeronave durante as operações embarcadas.

FOTOS: Ilustrativas/MB

NOTA: Com informações da Marinha do Brasil

Sair da versão mobile