Esquadrões de C-130 Hércules treinam em Santa Catarina

Entre os dias 10 e 19 de maio a Base Aérea de Florianópolis está sendo palco dos Exercícios ManeSAR e Coral, conduzidos respectivamente pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) e Primeiro Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT), ambos equipados com aviões Lockheed C-130 Hércules e sediados na Base Aérea do Galeão, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Participam do treinamento, duas aeronaves e cerca de 100 militares. Embora com nomes distintos, os dois exercícios tem um único objetivo, a formação e a manutenção operacional das tripulações em missões de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search And Rescue).

Signatário de diversos acordos e tratados internacionais, o Brasil é responsável por planejar e executar missões de Busca e Salvamento numa área equivalente a três vezes o território nacional, incluindo boa parte das águas do Atlântico Sul. Em qualquer ocorrência de acidente ou emergência nesta vasta área, seguramente as tripulações dos Lockheed C-130 Hércules estarão entre as primeiras a serem acionadas. Nestas situações, em que o tempo de resposta e a aplicação correta das técnicas de busca podem representar a diferença entre a vida e a morte, não há espaço para falhas e, para que isso não ocorra, uma palavra é fundamental: Treinamento. Para tal, Pilotos, Observadores SAR e Mestres de Carga e Lançamento exercitam-se nos procedimentos de busca em terra e no mar, no lançamento de botes sobre a água e de fardos em terra. São exercícios como este que está sendo realizado na capital catarinense que qualificam estas equipes para executarem com proficiência as suas missões.

Fonte: imagem captada através do site Flightradar24.com

Em uma missão típica de treinamento, a aeronave decola, realiza vários circuitos sobre a Baía Sul para o lançamento de botes e depois prossegue para o mar, a fim de executar padrões preestabelecidos de busca. Ao retornar, finaliza o exercício lançando fardos sobre a pista auxiliar do aeroporto. 

Digno de nota e de fundamental importância é o suporte prestado pela Base Aérea de Florianópolis para a realização deste tipo de exercício. Com uma localização geográfica privilegiada, apoio logístico e segurança para as aeronaves e infraestrutura adequada para as tripulações, nos últimos anos a presença de Esquadrões da Força Aérea Brasileira que têm entre as suas atribuições a tarefa de Busca e Salvamento, tem sido rotineira na capital catarinense, principalmente pela proximidade com o mar, fazendo com que as aeronaves atinjam a área de treino em poucos minutos, resultando em substancial economia de combustível e maximizando o tempo efetivo de treinamento.

Gostaríamos aqui de agradecer ao Comando da Base Aérea de Florianópolis e à Seção da Comunicação Social pela iniciativa em organizar um evento dedicado aos veículos de imprensa em geral e de mídia especializada. Oportunidades como esta são de extrema importância pois permitem que a sociedade possa conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira, trabalho este que muitas vezes permanece no anonimato para grande parcela da população, tornando-se visível apenas em momentos de crise, acidentes ou desastres naturais, mas que é de fundamental importância para a salvaguarda das nossas riquezas e para a manutenção da soberania nacional.

FONTE:Aviação em Floripa

 

Sair da versão mobile