Estados Unidos querem vender caças para a Argentina

Por Santiago Rivas

O andamento das negociações entre China e Argentina ficou conhecido pela possível compra de um lote inicial de uma dezena de caças JF-17 Bloco 3 Thunder, o que, além disso, vem junto com um avanço na presença do país asiático em Na América Latina, o governo dos Estados Unidos começou a analisar a ameaça que para eles significa que seu principal adversário hoje comece a ocupar espaços no que chamam de “quintal”.

Já a partir de 2020 começaram a ser ouvidos alertas no governo dos Estados Unidos sobre a necessidade de olhar mais de perto a entrada da China, e também da Rússia, na região, por um lado, por meio da diplomacia da saúde, por outro apoiando governos como as ditaduras de Cuba, Venezuela e Nicarágua e, de outro, por meio de investimentos e apoio econômico, fazendo aos poucos a América Latina entrar no que a China chama de Iniciativa da Rota da Seda.

Durante anos, a China entendeu bem onde os Estados Unidos falharam em sua política para a América Latina: por um lado, participando abertamente da política interna dos países, apoiando golpes e alguns ditadores. Por outro lado, na área de defesa, as vendas ou doações de material bélico dos Estados Unidos foram sempre com capacidade real de combate muito limitada, na tentativa do país do Norte, em parte justificada, de não quebrar equilíbrios regionais, bem como de não permitir que qualquer país na região pode se tornar uma ameaça para eles. Foi uma visão que, do ponto de vista deles, pode ser compreendida, mas insustentável ao longo do tempo, devido ao ressentimento que foi gerado em relação a eles em toda a América Latina e que hoje é mais do que evidente.

No caso da Argentina, o embargo britânico foi adicionado a todas as vendas de armas desde a Guerra das Malvinas em 1982, que durante muitos anos os britânicos se esforçaram para negar e esconder, mas que hoje está totalmente exposto.

A dureza do embargo britânico, juntamente com o lobby exercido, com o apoio das correntes políticas locais socialistas e liberais, mais as crises econômicas concomitantes, levaram à destruição prática das Forças Armadas argentinas desde 1983. As dificuldades em comprar qualquer Tipos de equipamentos Modernos no Ocidente revelaram nos últimos dois anos a realidade imposta pela Grã-Bretanha, que desde então tem levado a Argentina a buscar fornecedores não ocidentais, principalmente Rússia e China.

A Rússia até agora não fez ofertas de materiais que sejam atraentes para a Argentina. Em geral, trata-se de um material tecnologicamente desatualizado ou com custos operacionais excessivamente elevados, além do já conhecido e problemático suporte pós-venda.

MiG-35

Dias atrás publicamos um relatório sobre a proposta russa e tomamos conhecimento da oferta final do MiG-35, entregue há poucos dias, que afirma que a aeronave tem um custo operacional ainda maior do que originalmente estimado (2,5 vezes o custo de operação de um JF -17) e o fornecimento de armas e sensores era bastante pobre em quantidade e qualidade (como dissemos antes, nem a Rússia nem a China vendem sem restrições). Assim, a opção russa por aeronaves de combate já foi descartada, ao propor uma plataforma cara para operar, que é operada por poucos países e que em equipamentos não permitiria um salto significativo de capacidades.

Quando as negociações com a China para o JF-17 começaram a acelerar no início de 2021, os Estados Unidos ficaram preocupados e procuraram a Força Aérea Argentina para ver como eles poderiam oferecer o novo caça a jato e tirar a China do negócio. Os primeiros negócios, em fevereiro, foram para F / A-18C e D Hornet, mas o alto custo operacional e o fato de hoje haver apenas uma pequena frota deles e em breve serão substituídos, levanta a questão da possível falta de peças de reposição no médio prazo, visto que a FAA planeja operar a nova aeronave por não menos que 20 anos.

Em maio, quando o Chefe do Estado-Maior General das FAA, Brigadeiro Xavier Isaac, viajou aos Estados Unidos, o assunto da possibilidade de venda dos F-16C e D, além de pelo menos um Boeing KC-135E Stratotanker, era levantado para poder reabastecê-los. Este último foi descartado, por estar envelhecido e não sendo modernizado, e foi solicitada a oferta de um modelo mais moderno, com maior vida útil pela frente e menores custos operacionais.

No caso dos F-16, a FAA comprometeu-se a entregar, antes do final de 2021, uma carta de exigência (LOR), com tudo o que deseja incorporar em termos de versão de aeronave, equipamento, armamento, sensores, etc.

Os Estados Unidos entendem que embargo é um problema

Em 3 de agosto, o Comitê de Serviços Armados do Senado dos Estados Unidos do Congresso dos Estados Unidos entrevistou a Tenente General Laura Richardson do Exército dos Estados Unidos para aprovar sua candidatura a Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), que finalmente foi aceita, substituindo o almirante. Faller.

Durante a entrevista, o senador Mark Kelly perguntou-lhe sua opinião sobre a possível compra do JF-17 pela Argentina e destacou o problema gerado pelo embargo britânico e que obriga a Argentina a se aproximar da China. Kelly traçou diante de Richardson um panorama do declínio da aviação de combate argentina desde a perda do Mirage em 2015, mas também das diferentes tentativas da Argentina de comprar aviões de combate no Ocidente e que foram vetadas pela Grã-Bretanha. Assim, ele perguntou a Richardson como os Estados Unidos poderiam oferecer material à Argentina para impedir a compra do JF-17 e que ao mesmo tempo o embargo britânico poderia ser contornado.

Richardson respondeu que, se eleita, ela trabalharia com o Departamento de Estado dos EUA e com “nossos sistemas de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) e Financiamento Militar Estrangeiro (FMF)” para ajudar a Argentina a encontrar uma solução para as necessidades das FAA para prevenir ” equipamento militar de estar na área de operações [do SOUTHCOM].”

Nestes depoimentos há um ponto fundamental a destacar que é a indicação da possível utilização do sistema FMF, que permite financiar a venda, que até agora estava reservada apenas para aliados muito próximos e nunca foi disponibilizada aos países latino-americanos. . Esta proposta demonstra o forte interesse dos Estados Unidos em dotar a Argentina de aviões de combate e evitar ao máximo a entrada da China nesse mercado.

Outro ponto importante da consulta do senador Kelly e da apresentação de Richardson é o reconhecimento explícito pelos Estados Unidos da existência do (negado pela Grã-Bretanha) embargo britânico, e a proposição de que essa situação hoje, longe de trazer benefício, já o fato de que a Argentina hoje não propõe nenhuma ação militar para recuperar as Malvinas, gera a ameaça muito mais importante aos interesses dos EUA a partir da entrada da China como fornecedor de armas de primeira linha para a América Latina.

O que os Estados Unidos podem oferecer?

Apesar do que tem sido noticiado em alguns meios de comunicação, não houve nenhuma oferta dos Estados Unidos até agora, já que está prevista a entrega do LOR pela Argentina, após o que o país do Norte analisará se aceita tudo, parte ou nada do FAA pede.

A FAA pretende ser capaz de obter aviões dos blocos 50 ou 52, eventualmente blocos 40 ou 42, o que não teria grandes desvantagens, mas pode haver limitações severas em termos de armas e alguns sensores. Neste ponto, os Estados Unidos devem enfrentar o dilema de manter sua política de entregas limitadas de armas para a América Latina, como tem feito com todos os países, mas que pode não ser atraente para a Argentina diante de uma oferta muito ampla e com menos limitações feitas pela China.

Embora as informações sobre a quantidade e tipos de armas oferecidas pela China sejam reservadas, a oferta era bastante atraente para a FAA e permitiria um salto qualitativo e quantitativo muito grande, colocando-a praticamente ao nível das forças mais poderosas de paises da região. Portanto, uma oferta ruim nesse sentido por parte dos Estados Unidos poderia significar a rejeição da FAA e a continuação da opção chinesa.

A Argentina pretende obter pelo menos um lote de mísseis AMRAAM, além de aumentar o número de Sidewinders em seu estoque, bem como armas guiadas ar-superfície, pods de reconhecimento, alvos e armas guiadas, e guerra eletrônica e autoproteção sistemas. A questão é que, se você for optar pela opção americana, o salto de recursos que ela permite será semelhante ao que pode ser dado com a opção chinesa.

Se os Estados Unidos concordassem em fornecer o que a Argentina solicitar e também oferecer um esquema de financiamento por meio do FMF, sua oferta seria muito tentadora, já que se acrescenta o fato de que a FAA já tem muita experiência com material americano, sabe-se bem sobre seu suporte de vendas e a forma de utilização dos seus sistemas, e existe uma boa relação entre as forças, entre outros fatores.

China ou Grã-Bretanha

Por outro lado, se os Estados Unidos concordarem em fornecer uma quantidade significativa de equipamentos e sensores, haverá protestos e um forte lobby britânico. Nesse ponto, pesará não só a astúcia dos lobistas de cada país, mas o peso que os Estados Unidos consideram que o argumento britânico de uma possível ameaça argentina nas Malvinas tem com a ameaça de que uma entrada forte da China seja para os Estados Unidos na América Latina e a possibilidade de a Argentina se tornar a cabeça de ponte dos chineses.

Esta última possibilidade, no contexto de uma crescente tensão global entre a China e os Estados Unidos (e entre a China e a Grã-Bretanha), deve prevalecer sobre o antiquado argumento britânico (sustentado com firmeza por suas Forças Armadas para justificar aumentos orçamentários ou evitar sua redução). Mesmo para a Grã-Bretanha hoje, como argumentamos anteriormentesua teimosia contra a Argentina pode ser muito contraproducente para eles.

Uma Argentina aliada à China não só poderia se reequipar militarmente sem que a Grã-Bretanha pudesse ter o controle, mas, em um cenário de confronto entre a China e o Ocidente, pode ser muito conveniente para a primeira aumentar a tensão no Atlantico Sul para desviar a atenção das áreas ao redor da China. Além disso, a Argentina, especialmente seu extremo sul, pode ser a cabeça de ponte chinesa para sua presença na Antártica.

FONTE: Pucará Defense

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