Ex-comandante da Força Aérea Suíça teme por atraso na compra de um novo caça

Fernand Carrel,ex-comandante da Força Aérea da Suíça - Foto Sandro Campardo




Berna – O ex-comandante-chefe da Força Aérea Suíça Fernand Carrel está “absolutamente consternado” com a reviravolta tomada pela avaliação do novo avião de combate e pelo procedimento de aquisição. “Isso me faz temer o pior”, diz ele.

Ao observar o que está acontecendo, Fernand Carrel tem a impressão de acompanhar a peça “Ubu King”, afirmou na segunda-feira, questionado pela ATS. Nesse “monte de mentiras, imprecisões e contradições”, o ex-chefe da Força Aérea, no cargo de 1992 a 1999, admite que não entende. “Enquanto um diz branco, o outro diz preto, quando não é o mesmo que diz branco um dia e preto no dia seguinte”.

Rafale francês

“Meus braços estão caindo”, disse ele depois de saber que o ministro da Defesa Ueli Maurer não estava ciente dos relatórios de avaliação divulgados pela imprensa de domingo. Fernand Carrel pode admitir que o Sr. Maurer não sabe tudo, especialmente porque esses documentos não são fáceis de entender. “Mas ele está cercado por conselheiros, que podemos esperar que sejam competentes e que ele os ouça”, acrescentou o ex-oficial sênior.

Os riscos do programa colapsar

“Todo esse caso começou muito mal. Ele escorregou e não terminou de escorregar”, disse Fernand Carrel. Com o fogo cruzado de políticos de esquerda que são contra a compra de novos aviões e aqueles de direita que estão divididos entre leais a Ueli Maurer e apoiadores do Rafale, o risco é que nada aconteça. “Todo o procedimento corre o risco de entrar em colapso”, teme Carrel.

F-5E Tiger II suíço

O mais importante para o comandante aposentado é que a Força Aérea receba um caça “para substituir o velho e cansado F-5 Tiger em tempo hábil”. Se nada acontecer, será o fim da Força Aérea quando será necessário da baixa nos F / A-18, no final da década de 2020, como ele afirmou várias vezes. Fernand Carrel estima que o Rafale é claramente o melhor dos três aviões da competição.

JAS39 Gripen E da Saab

O caça francês também tem a vantagem de ser o único a ser um produto acabado. Os outros dois modelos ainda estão em desenvolvimento, diz o especialista. Como diz o relatório de avaliação da Força Aérea, Fernand Carrel não descarta que o Gripen seja insuficiente para missões de patrulha e que seja ainda menos eficiente que o F / A-18.

Nota do Editor: A notícia é de 2012, mas ainda atual, pois até hoje o governo suíço não definiu qual será o caça que irá substituir os F-5 e F-18.

FONTE: Romandie/ATS

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:DAN

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