Exército, Marinha e Aeronáutica se dividirão durante operações no RJ

Com o início da atuação das Forças Armadas no Rio nesta sexta-feira (28), foram também divulgadas pelo comandante da 1ª Divisão do Exército, general Mauro Sinott, informações de como será a distribuição das tropas pelo estado.

Segundo ele, o Exército irá atuar em operações na Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Zona Oeste da cidade. Já as tropas da Marinha estarão presentes no Centro do Rio, além de Zonas Norte e Sul. Já as tropas da Aeronáutica vão participar de ações na Ilha do Governador.

A presença das Forças Armadas no estado é parte de uma série de As ações de integradas de segurança para combater o crime organizado. O reforço foi solicitado pelo governador Luiz Fernando Pezão ao presidente Michel Temer, que autorizou o envio das tropas.

Foto: Cléber Júnior

De acordo com o decreto presidencial, é previsto o emprego das Forças Armadas até o fim de 2018, para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no RJ, em apoio às ações do Plano Nacional de Segurança Pública. O documento foi publicado hoje no DO da União de sexta. Segundo o presidente Temer, o objetivo é dar mais tranquilidade aos moradores do Rio.

Foto: Paulo Nicolella

“O objetivo da missão é defender a integridade da população, preservar a ordem publica e garantir o funcionamento das instituições. A medida de hoje é mais um passo no combate a esta situação que inquieta e angustia todos os brasileiros, particularmente os moradores do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente.

Foto Web

O plano integrado entre as forças de segurança prevê, ao todo, o reforço de mais de 10 mil homens: 8.500 das Forças Armadas, 620 da Força Nacional, 380 da Polícia Rodoviária Federal, além de 740 policiais rodoviários que já atuam no estado.

O foco das ações é a Região Metropolitana, mas de acordo com o governo federal, as operações também podem abranger outras áreas.

FONTE: G1

Sair da versão mobile