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Home Aviação

F-35 lança AIM-9X pela primeira vez

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
22/01/2016 - 15:20
em Aviação
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F-35 AF-1_Sidewinder

Por Guilherme Wiltgen

No dia 12 de janeiro, um F-35 do 461st Flight Test Squadron lançou um míssil AIM-9X, pela primeira vez, no Pacific Sea Test Range. A aeronave AF-01 foi pilotada pelo Chefe dos Pilotos de Testes da Lockheed Martin, David Nelson, que decolou da AFB Edwards.

O lançamento do AIM-9X, que é um avançado míssil ar-ar de curto alcance e guiagem IR, e a mais nova versão da família Sidewinder, foi realizado a 6.000 pés.

O lançamento do AIM-9X abre caminho para o F-35 aumentar sua letalidade na arena visual.

Tags: AFB EdwardsAIM-9X SidewinderF-35 Joint Strike FighterF-35 Lightining IILockheed MartinUSAF
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Comentários 8

  1. Topol says:
    5 anos atrás

    A somatória do AIM9-X (all aspect) com o Distributed Aperture System pode compensar a deficiencia do F-35 no combate a curta distancia.

    Responder
  2. Edson says:
    5 anos atrás

    Eta aviãozinho feio, arreeeeeee . . . . .

    Responder
  3. Arc says:
    5 anos atrás

    Ué, em baias externas? Ganha por um lado e perde por outr.

    Responder
    • Dalton says:
      5 anos atrás

      Não são “baias externas” e sim pilones subalares. O F-35 foi designado para operar tanto no modo “stealth” quando então bombas e mísseis são colocados nas baias internas, nos primeiro dias de combate quanto no modo “não stealth” quando então uma carga de armas
      muito maior pode ser transportada.

      Responder
      • Arc says:
        5 anos atrás

        Caro Dalton, acabei por não revisar e as aspas não foram, logo, o trocadilho que quis fazer com as “baias externas” não teve sentido, mas deixa pra lá rs.
        Quanto aos mísseis creio que não serão de fato utilizados pelo F-35 cotidianamente, já que existme caças com baixo custo hora/voo que podem realizar tal feito sem por uma máquina de US$110 milhões em risco, creio que tal disparo foi mais pra desencargo de consciência mesmo.

        Responder
        • Dalton says:
          5 anos atrás

          Aspas fazem falta mesmo Arc e só depois que escrevi
          é que me veio a ideia de que vc poderia estar fazendo
          um trocadilho, mas, aí já era tarde.
          .
          Quanto ao míssil não esqueça que todos esses “caças
          com baixo custo” eventualmente serão substituídos.
          abs

          Responder
          • Arc says:
            5 anos atrás

            Olha, não creio na substituição de certos caças por umas duas décadas, até o F-35 ser efetivamente funcional em todos os quesitos e provar seu valor, creio que caças como o F-15 SE, o F-16 (a versão que está integrando o radar AESA), serão caças que terão um papel fundamental nas FAs estadunidenses, ainda mais que tem provado a capacidade de se readaptarem as necessidades que surgem com o passar do tempo.

            Responder
            • Dalton says:
              5 anos atrás

              A substituição será feita gradualmente, por exemplo, os fuzileiros irão receber o
              F-35B e também o F-35C para ajudar a
              US Navy a popular os NAes e como já
              anunciado o AV-8B irá sendo retirado
              gradualmente até 2025 e os FA-18s até
              2029.
              .
              A US Navy está na fase final da transição
              do FA-18C Hornet para o FA-18E/F Super
              Hornet, mesmo assim alguns esquadrões
              não irão recebe-los e deverão ser os
              primeiros a receber o FA-35C e isso terá que ser feito logo pois os Hornets estão no fim de suas vidas já prolongadas ao
              máximo.
              .
              Quanto ao FA-18A da USAF as aeronaves mais antigas do modelo F-16 serão as
              primeiras a serem substituídas.

              Responder

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