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Home Aviação

F-X2: Brasil e Suécia assinam contrato de financiamento dos novos caças da FAB

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
26/08/2015 - 10:02
em Aviação
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assinatura finacfx2

Representantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional do Brasil e da agência sueca de crédito à exportação (Swedish Export Credit Corporation-SEK) assinaram nesta terça-feira (25/08) o contrato de financiamento que permitirá a aquisição e o desenvolvimento dos caças Gripen NG. O contrato comercial inclui a compra de aeronaves de combate, suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças. É a etapa final para o início da fabricação dos novos caças.

O evento foi realizado na Embaixada do Brasil em Londres, às 10h (horário de Brasília), e contou com as presenças do embaixador Roberto Jaguaribe e do Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto.

A assinatura encerra as negociações e inicia a fase de execução do contrato comercial, concretizando uma aliança estratégica entre os países. As 36 aeronaves atenderão às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) nos próximos 30 anos.

O ministro Jaques Wagner ressaltou a importância dessa etapa do projeto, depois de um longo processo entre os países, iniciado em dezembro de 2013. “A assinatura do contrato financeiro do Gripen NG é de fundamental importância já que encerra a fase negocial e inicia a fase de execução do contrato comercial, com aquisição e desenvolvimento dos caças, concretizando, assim, uma aliança estratégica entre Brasil e Suécia”, destacou.

As taxas de juros negociadas pelo Ministério da Defesa e que integram o contrato financeiro são de 2,19%, permitindo ao governo brasileiro uma economia de até R$ 600 milhões. Com os percentuais definidos, e a aprovação do acordo pelo Senado Federal brasileiro, o Ministério da Fazenda autorizou a operação de crédito externo no valor de até 245,3 milhões de dólares (armamento) e 39,882 bilhões de coroas suecas (aeronaves e suport Adidância Londrese logístico).

Histórico

Gripen com aviador naval brasileiro pronto para o taxi

A escolha do Gripen NG foi anunciada em dezembro de 2013. O contrato comercial com a empresa sueca SAAB inclui a compra de aeronaves de combate, suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças.

A Força Aérea Brasileira receberá 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. O contrato prevê ainda a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, incluindo oito unidades de dois lugares, um modelo criado especialmente para a FAB.

A participação do Brasil no desenvolvimento do projeto dará à indústria aeronáutica brasileira acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo os códigos-fonte do Gripen. O programa de transferência de tecnologia, que contempla U$$ 9,1 bilhões, incluirá itens como a integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave, além do intercâmbio de conhecimento com mais de mais de 350 brasileiros indo a Suécia para treinamento.

Tags: F-X2FABForça Aérea Brasileira (FAB)Gripen E/FGripen NGGripen NG BRSAAB
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Comentários 20

  1. filipe says:
    5 anos atrás

    O ITA não pode ficar fora disso, seria um erro, 350 engenheiros e técnicos , poderiam ser formados aqui no brasil mais 1500 experts nesse caça.

    Responder
    • José Carlos Oliveira says:
      5 anos atrás

      Bom dia Sr. Filipe
      Sei que não foi proposital, mas rogo que da próxima vez que se referir ao Brasil, o faça em letra maiúscula. Pode parecer uma filigrana, mas é apenas um reconhecimento a uma regra de linguagem escrita, além do nome de uma grande nação.
      Quanto a participação do ITA, esteja seguro que as informações sensíveis, tanto tecnológicas, quanto comerciais e operacionais, estão sendo bem guardadas e cuidadas, dentro do espírito de transparência sem deixar de proteger os interesses nacionais.
      Confie nos nossos Oficiais do EM da FAB que, sob o Comando do grande Soldado Juniti Saito, desenharam e construíram este projeto; que é uma preciosa obra de engenharia financeira e uma avançada estratégia de Defesa.
      Mais uma vez, dentro de um cenário de várias restrições, provamos que temos gente à altura do nosso destino vitorioso.
      Depois de séculos de escravidão e atraso, de domínio econômico e cultural, ainda somos capazes de manter a uma nação unida. Uma nação de extensão continental, multi-racial, falando o mesmo idioma.
      Será que isso não revela alguma coisa ?
      Quem será que manteve a amálgama desta união ?
      Quantos Catalinas tive de consertar para poderem chegar até as fronteiras das Guianas ?
      Quantas missões salvaram vidas e mantiveram as nossas fronteiras inteiras ?
      Tudo isso construiu, não o melhor, mas o que foi possível dentro de extremas restrições que nos foram impostas… desde fora.
      Mas…aqui estamos.
      Parabéns a FAB, parabéns a SAAB também e, mais do que tudo..
      Obrigado Brigadeiro Sato.

      Responder
      • Luis Alexandre says:
        5 anos atrás

        Parabéns José Carlos, a melhor e mais patriota resposta. Tenho muito orgulho de ser brasileiro e como tal também confio nessa magnânima nação.

        Responder
        • José Carlos Oliveira says:
          5 anos atrás

          Muito obrigado Luis Alexandre

          Há de concordar que muito devemos ao Brigadeiro…Aliás o Brasil inteiro…Um grande abraço

          Responder
  2. Gabriel says:
    5 anos atrás

    Maravilha ! agora é só esperar 2020.

    Responder
  3. Maximus says:
    5 anos atrás

    Alguém sabe algo real dos Gripen C/D tampões até virem os E/F, uns falam que vai ser leasing, outros que vai ser compra, outros que vamos de F-5 e que não vai ter os C/D?

    Responder
  4. Paulo Moraes says:
    5 anos atrás

    Senhores,
    A maior parte da demora é da necessidade do Brasil. A Suécia, além de transferir tecnologia, também é responsável em formar e certificar as empresas, engenheiros e técnicos que farão parte do processo.
    Acontece que aqui no Brasil vai ter empresa que vai sair da lâmpada incandescente direto para a lâmpada led, e poucas estão em condições de absorver em curto espaço de tempo várias tecnologias. Daí esta necessidade de encher o copo conforme for esvaziando.

    O que não dá para entender é a aparente distância do ITA em relação à assimilação das tecnologias. Espero que muitos docentes viajem para Suécia a fim do ITA tenha sua devida evolução acadêmica.

    Responder
  5. Elcio says:
    5 anos atrás

    Isto e Brasil para roubar e em segundos para comprar anos luz presiçaremos nascer 2 vezes muitos armamentos nem vamos ver completos como nae os navios anfibios e os guarani kc390 entre outros isto tudo ta uma tristeza só pois so tenho 48 anos levara no maximo 30 anos para tudo estar pronto

    Responder
  6. Topol says:
    5 anos atrás

    OFF Topic.

    Russia iniciará os testes com armamentos no T-50

    “Russia fifths generation fighters starts missile testes – commander” fonte TASS.

    Responder
  7. Popeye says:
    5 anos atrás

    Em tempo: Willhorv, concordo contigo em parte, com o dinheiro do “petroduto” seríamos realmente uma potência militar, ainda mais que este “petroduto” existe a mais de 30 anos, pena que também não foram investigados os períodos anteriores, pois se assim fosse, conseguiríamos recuperar bem mais grana do que foi recuperada até agora e conheceríamos mais nomes de ladrões de outras épocas, concorda? Sendo assim também poderíamos criar a VALEDUTO, para sabermos o por que desta gigante nacional à época, ter sido “vendida” por um valor inferior ao que existia em seu próprio caixa, concorda2?????

    Responder
  8. Popeye says:
    5 anos atrás

    Oh Plínio Jr. vá ser pessimista assim em Londres. Não tem mais volta amigo, mesmo que alguns assim o desejassem. Este governo está fazendo o seu papel, ao contrário de outros que nada fizeram de concreto a não ser literalmente muito nhem…nhem…nhem..

    Responder
  9. Ibanez says:
    5 anos atrás

    Fico incomodado com o fato de parte da tecnologia do Gripen ser inglesa. Os ingleses não são muito diferentes dos americanos nas restrições e embargos quando lhes convêm. Também não são muito confiáveis; só lembrando que a espionagem da NSA foi feita em parceria com eles.

    Responder
    • Brow says:
      5 anos atrás

      Pois é Ibanez, e acho que por esses motivos que você citou explicam o porque da assinatura do contrato em Londres. Os Bancos Londrinos estão pelo meio desse financiamento?

      Responder
  10. Willhorv says:
    5 anos atrás

    Quais armamentos? Alguém se habilita a uma informação sem especulações?
    Mas fico meio triste com isso …. 2024?? 9 anos pra entregar 36 aparelhos!!! Se bobear um piloto que for designado para voar nos primeiros vai estar na reserva quando o esquadrão for completado… Muito tempo para as coisas acontecerem aqui….a não ser os desvios, que são na velocidade do “petroduto” e os montantes davam pra transformar este Brasil em potência….

    Responder
    • gabriel says:
      5 anos atrás

      os misseis SERAM Meteor Iris T A Darter e o Derby

      Responder
  11. Plinio Jr says:
    5 anos atrás

    Depois de décadas e tudo o que passou, só vou acreditar neste processo somente quando a 36a aeronave ser entregue a FAB…até lá muita coisa pode acontecer…..

    Responder
  12. Karlbonfim says:
    5 anos atrás

    É também nāo entendi essa! Porque assinar um contrato entre o Brasil e a Suécia em Londres na Inglaterra? Mas de qualquer forma gostei, finalmente, que venham os gripens ng!!!

    Responder
  13. Bullseye says:
    5 anos atrás

    Pra mim, o Brasil ta começando agora, ou seja agora sim o Brasil tá trabalhando tendo atitudes para ser uma nação, só o povo melhorar a consciência para o bom senso.

    Responder
  14. Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
    5 anos atrás

    Só não entendi porque assinar em Londres se o tomador é o governo brasileiro e o financiador é a Agência Sueca de Crédito à Exportação .

    É só assinar em “campo neutro” ou tem alguma operação de resseguro na City Londrina vinculada a operação ???

    Responder
    • Pedro2964 says:
      5 anos atrás

      é que assim o contrato fica submetido a lei inglesa garantindo a imparcialidade, que não teria caso fosse assinado em territorio sueco ou brasileiro

      Responder

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