Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

FAB apoia Embraer no desenvolvimento conceitual de nova aeronave

Luiz Padilha por Luiz Padilha
22/07/2020 - 10:49
em Aviação
11
0
compartilhamentos
4.3k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Relembrando

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu o Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, para celebrar um Memorando de Entendimentos em 19/12/2019, com o objetivo de formalizar a intenção da Embraer em desenvolver uma aeronave leve para transporte de carga e passageiros, contando com a contribuição da Força Aérea Brasileira (FAB) no que tange ao compartilhamento de expertises e necessidades militares globais para aeronaves dessa classe.

De acordo com o Tenente-Brigadeiro Bermudez, a contribuição da FAB no projeto será na área de desenvolvimento conceitual. “O objetivo desse memorando foi formalizar a intenção da Embraer em desenvolver uma aeronave leve para transporte de carga e pessoal. Esse projeto conta com a participação da Força Aérea no que tange, principalmente, ao compartilhamento de expertises, do que nós já desenvolvemos em parceria, em atendimento às necessidades operacionais da Força Aérea”, afirmou.

Também estiveram presentes na ocasião o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, o Chefe da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida e o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. O Presidente da Embraer Defesa e Segurança falou sobre o projeto a ser desenvolvido em cooperação com a FAB. “É mais um passo nessa longa história de relacionamento fraterno entre a FAB e a Embraer, que nasceu dentro da FAB e continua extremamente ligada à FAB. Essa assinatura de hoje é extremamente importante para a Embraer”, disse.

Características do projeto a ser desenvolvido pela Embraer

Voltado para servir localidades remotas com pistas curtas, estreitas e não pavimentadas, o novo vetor levará em consideração diversas necessidades operacionais, como transporte de carga e pessoal  em áreas de selva, alcance a principais aeroportos da América do Sul, lançamento de paraquedistas, extração de pallets e transporte de enfermos. Algumas características da aeronave são a capacidade de decolar com carga máxima útil de ao menos 3 mil quilos, a partir de uma pista de até 1,2 mil metros, e operar em ambiente amazônico.

A aeronave é conceitualmente híbrida incorporando motores de características turboélice e elétricos, deve ser resistente, econômico e vanguarda tecnológica.

Aeronave híbrida

Um dos conceitos a serem implantados no desenvolvimento da aeronave é o da sustentabilidade, como explica o Tenente-Brigadeiro Amaral. “Será um produto moderno, disruptivo, uma vez que se pretende utilizar dessas tecnologias de sustentabilidade, que hoje estão tão em voga, trabalharmos com o meio ambiente. Uma aeronave que atenda a operação nesses diversos ambientes que temos no nosso país, desde pistas não preparadas até pistas totalmente equipadas.”

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Tenente-Coronel Santana
Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER
Tags: Comandante da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti BermudezEmbraerJackson Schneider CEO da Embraer Defesa & Segurança
Notícia Anterior

COVID-19: Mensagem do Comandante do Exército

Próxima Notícia

Poder Executivo entrega atualizações da PND, END e LBDN ao Congresso Nacional

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Gripen na FAB – 2º Lote de caças será de 26 unidades

23/05/2022 - 16:30
Aviação

Embraer instala Banda Ka na frota de jatos Legacy 500 da Flexjet na Europa

20/05/2022 - 10:30
Naval

Para o CEO da SPE Águas Azuis, Santa Catarina pode ter papel estratégico na defesa naval do País

19/05/2022 - 05:14
Carregar mais
Próxima Notícia

Poder Executivo entrega atualizações da PND, END e LBDN ao Congresso Nacional

Comentários 11

  1. Gilberto Rezende says:
    2 anos atrás

    Eatá aí mais perto o meu sonho de uma aeronave de propulsão a hélice com motores elétricos de alta potência utilizando terras raras como os motores dos submarinos da marinha, uma tecnologia disruptiva no campo dos motores elétricos.
    Sendo esta eletricidade gerada por geradores elétricos compactos com a mesma tecnologia disruptiva de terras raras do motor de propulsão…
    E PARA COROAR A DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA TOTAL da nova aeronave utilizar para mover o gerador elétrico de bordo usar a tecnologia de motores estacionários totalmente em cerâmica, ciclo Wankel rotativo, sem lubrificantes e de funcionamento em altíssimas taxas de temperatura e pressão com economicidade impossível de ser alcançada com qualquer outro pacote de tecnologia motor…
    E o velho e bom combustível líquido de sempre.

    O motor cerâmico por construção é multi-combustível.
    Com a temperatura e taxa de compressão de trabalho altíssimas queima literalmente qualquer combustível líquido existente…

    Responder
  2. GILBERT says:
    2 anos atrás

    Deveriam é desenvolver um jato de treinamento avançado e caça leve e barato.

    Responder
  3. Satyricon says:
    2 anos atrás

    Olha, nesses tempos de vacas magras, deveriam buscar uma abordagem mais pragmática e segura. Uma plataforma que se encaixa como uma luva nos requisitos da FAB é o SU-80, do qual foram produzidas apenas 12 unidades no início do século. Talvez se consiga adquirir os direitos de produção (à exemplo do que PZL fez com a Antonov, transformando o An-28 no M28). Reduziria-se o risco (e custos) do projeto e concentraria-se esforços na propulsão híbrida, se isso é tão necessário.
    Lembrando que os cofres de FAB e EMB já viram dias melhores…

    Responder
    • LUCAS GOUVEA PEREIRA says:
      2 anos atrás

      Isso é uma brincadeira, né?

      Responder
      • Satyricon says:
        2 anos atrás

        Na real … Não

        Responder
  4. Douglas Melo says:
    2 anos atrás

    É interessante ajudar outras empresas nacionais ,a Desaer é uma delas ,mas vem aquele negócio , a FAB confia mais em uma empresa com expertise e mão de obra a anos ,ou uma empresa que não possui recursos ou expertise em partes para uma produção de novos aviões …..

    Responder
  5. Paulo HPS says:
    2 anos atrás

    Obrigado pela matéria… Confesso que fiquei meio desapontado com a noticia. Poderiam dar uma força ao projeto DESAER – ATL- 100 que tem características semelhantes aos requisitos da FAB.

    Responder
    • CM says:
      2 anos atrás

      Exato, vão matar a DESAER com isso.
      Lamentável a perpetuação do monopólio da EMBRAER.

      Responder
    • Tomcat4,2 says:
      2 anos atrás

      A Desaer fechou com uma empresa portuguesa para produzir seu avião por lá em Alentejo. Há matérias sobre isso. Mas tbm gostaria que a Embraer fechasse com a Desaer e após suas adequações(ao padrão Embraer e requisitos da FAB) produzisse o ATL-100(que talvez viesse a ter outro nome.

      Responder
  6. Gustavo says:
    2 anos atrás

    Vem aí o Bandeirante II!

    Responder
  7. Tomcat4,2 says:
    2 anos atrás

    E eis que surgirá o sucessor do C-95 .

    Responder

Deixe uma resposta para GILBERT Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Juarez Martinez de Castro em Exército Brasileiro assiste demonstração do H145M com HForce lançando mísseis Spike
  • Adriano M. em Exército Brasileiro assiste demonstração do H145M com HForce lançando mísseis Spike
  • HMS TIRELESS em Exército Brasileiro assiste demonstração do H145M com HForce lançando mísseis Spike
  • Adriano M. em Exército Brasileiro assiste demonstração do H145M com HForce lançando mísseis Spike
  • filipe em Diretor da DGDNTM visitou a Agência Internacional de Energia Atômica
  • Luiz Padilha em Exército Brasileiro assiste demonstração do H145M com HForce lançando mísseis Spike
  • Rafael Oliveira em Exército Brasileiro assiste demonstração do H145M com HForce lançando mísseis Spike




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval